As habilidades visual-perceptivas em crianças são restritas se comparadas às dos adultos. Esse processo não é totalmente inato, portanto quanto mais experiências de aprendizado motor perceptivo tiverem mais fácil será desenvolver certa plasticidade de reação à várias situações motoras. Restrições ambientais podem atrasar o aprendizado motor-perceptivo das crianças.
Percepção significa saber ou interpretar informações, é o processo de organizar informações novas com informações já armazenadas, o que leva a um padrão de reação modificado.
O desenvolvimento motor perceptivo pode ser descrito como um processo para se obter especialização crescente e habilidade funcional que funciona em um ciclo:
Informações sensoriais - recepção de estímulos (visuais, auditivos, táteis...)
Integração sensorial - organização desses estímulos na memória.
Interpretação motora - tomada de decisão baseada na combinação de informações presentes e da memória.
Ativação motora - execução do movimento.
Re-informação - avaliação sensorial do ato motor, retornando as informações e iniciando o ciclo.
Quer saber mais? Continue passando por aqui!!!!
OI Denise Carceroni EU GOSTEI MUITO DAS SUAS INFORÇÕES, POIS ESTOU INICIANDO AGORA MINHA CARREIRA COMO PROFESSORA DE SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL. CLEUSA JUINA. MT.
ResponderExcluir