Google+

24 de ago. de 2007

Desenvolvimento Motor Perceptivo

Todo movimento voluntário envolve um elemento de percepção. Desde o neascimento, as crianças aprendem como interagir com o seu ambiente e essa interação é um processo perceptivo e, também, motor.
Aos dois anos os aspectos anatômicos e fisiológicos dos olhos estão completos, mas as habilidades perceptivas não estão completas. As crianças pequenas são capazes de fixar os olhos em objetos, acompanhá-los e fazer avaliações de tamanho e forma, contudo precisam de muitos refinamentos.
O desenvolvimento motor é influenciado pela acuidade visual, a percepção de imagens em nível plano, a percepção de profundidade e a coordenação visual-motora.

Acuidade visual: capacidade de distinguir detalhes nos objetos
Percepção em nível plano: habilidade de separar o objeto visual do que o cerca. A melhora é lenta entre 3-4 anos e maior por volta dos 5 - 6 anos.
Percepção de profundidade: capacidade de enxergar tridimensionalmente
Coordenação visual-motora: Habilidade de acompanhar e fazer avaliações de intercepção de um objeto em movimento.

Você quer saber mais sobre o desenvolvimento motor perceptivo? Continue passando por aqui...

Um comentário:

  1. Olá, Denise! Vi seu comentário no blog da Flávia e vim te prestigiar.Se você me permitir linkar o seu blog, estarei fazendo minhas visitas. Amei tudo por aqui e serei leitora assídua. Passarei amanhã para ler com mais calma. Deixo abraços e fique a vontade para também nos fazer uma visita.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin