Google+

18 de set. de 2007

Stress pré-escolar

Uma pesquisa financiada pelo Economic and Social Research Council - o maior fundo no Reino Unido para financiar estudos sobre questões económicas e sociais, apontou que a expectativa de conhecer um novo ambiente e novos colegas pode causar stress em crianças até seis meses antes de começarem a estudar.
Os pesquisadores mediram os níveis da hormona do stress, o 'cortisol', nas crianças três e seis meses antes de as crianças começarem a escola, duas semanas depois de iniciarem a escola primária e outra vez seis meses depois. Os pais monitoraram os diários dos filhos e os professores respoderam questionários sobre o comportamento dos alunos.
Descobriram que os níveis do 'cortisol' das crianças eram já muito elevados vários meses antes do início do ano escolar, sugerindo que são os pais quem vão ficando tensos com o aproximar do início da escola, passando essa ansiedade para os filhos.
Outra descoberta interessante é que as crianças com índice mais alto do hormônio apresentaram menos sinais gripais e ficavam menos tempo em casa quando doentes, contrariando o que se sabe sobre a influência de altos índices deste hormônio sobre o sistema imunológico. Essas mesma crianças tinham uma propensão a ficar doetes durante as férias.
Estes resultados aumentam muito a importância de monitorizar as experiências de crianças que começam a escola, particularmente aquelas que parecem considerar o ambiente escolar mais como um desafio social. Os pais podem ajudar, apoiando mais, de forma a reduzir a ansiedade na experiência da transição para a escola, beneficiando a saúde e o bem-estar social da criança.

Folha equilíbrio
Blog: Mas as crianças, senhor!?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin