Google+

29 de jan. de 2008

Escola: o uso do uniforme.

O uso do uniforme escolar começou a ser mais difundido nas décadas de 20 e 30 do século passado. Essa prática teve origem no exército e sua função é de simbolizar as cores, o nome e a tradição da escola. Entre as décadas de 40 e 70 usar uniforme de uma instituição concituada era símbolo de status e aceitação social.
A partir dos anos 90 os modelospassaram a ser mais confortáveis, adequados para as diversas situações escolares e também ao nosso clima. O uniforme perdeu o prestígio, muitas crianças não gostam de usá-lo, pois a relação de status e aceitação social mudaram de contexto. Quanto mais se consome maior é o poder.

Não serei hipócrita em condenar o consumismo, pois adoro um shopping center, além disso é o consumo que move o mundo e as relações comerciais. Contudo ele chegou com força total às escolas que se aproveitam da situação justamente na venda de uniformes. Algumas instituições oferecem uma infinidade de opções de peças, modelos e tipos de tecido. Em alguns colégios pode-se adquirir inclusive assessórios e material escolar, meias, faixas para cabelo, maiôs, mochilas, estojos cadernos com marca própria. Atualmente o uso do uniforme, além de obrigatório na maioria das escolas, tem um caráter de segurança, facilitando a identificação do aluno dentro e nas proximidades e também uma função no seu desenvolvimento psicosocial, por despertar um sentimento de pertencer à um grupo. Só que isso custa caro...as vezes mais caro do que as roupas que você compraria normalmente para seu filho...o que fazer???



Dicas na hora de comprar o uniforme escolar:


  1. Não compre muitas peças de uma só vez, seu filho vai crescer. Monte um esquema para lavá-las e ter sempre peças disponíveis.

  2. Não é porque a escola oferece camiseta manga curta de malha, pólo, regata, camiseta de manga comprida, etc, que seu filho precisa ter tudo. Em geral a camiseta de manga curta resolve o problema, se o lugar que você mora fizer muito calor adquira também a regata. A pólo é mais bonitinha, mas também é mais quente. A de manga longa é dispensável nos dias frios seu filho irá usar um agasalho por cima de qualquer maneira.

  3. Com calças e bermudas o conselho é o mesmo, opte pela mais confortável e que pareça mais durável!!!

  4. Blusa de frio é indispensável, mas a jaqueta...se não for de uso obrigatório compre uma básica na cor do uniforme que provavelmente será mais barata e poderá ser aproveitada em outras ocasiões;

  5. Meias, faixas para cabelos e outros acessórios, só se estiverem em uma super promoção!!!

  6. Lembre-se de que quanto mais novo for seu filho, mais peças irá precisar.

  7. Não peque pelo excesso, se perceber que o que comprou não foi suficiente, volte e compre o que falta.

  8. Aproveite o que for possível para seu filho mais novo e se tiver uma amiga com filho mais velho na mesma escola, não pense duas vezes para pedir o que ficou pequeno.

Uniforme do meu filho (13 anos):

  • 3 camisetas de manga curta de malha

  • 2 calças de agasalho

  • 1 bermuda

  • 1 moletom

  • 1 jaqueta (comum, azul marinho, cor predominante no uniforme

3 comentários:

  1. Olá,

    Eu sempre odiei (e odeio até hoje), uniformes, sejam escolares ou não. São coisas que carregamos pela vida inteira e, nem sabemos por quê. (rsrs).

    Passei para cvonhecer seu espaço útil e interessante e gostei. Voltarei outras vezes.

    Desejo uma linda quarta feira e muita paz.

    Smack!

    Edimar Suely
    edi_suely.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Denise, obrigada pela visita em nosso blog e fico feliz que tenha gostado.
    O tema de hoje veio na hora exata, essa semana compraremos o uniforme da Isadora, só falta isso e a nossa maior duvida era justamente quantidade de peças comprar.
    Bom restinho de semana e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Denise, estou me encaixando nos dois útimos posts.Minha filha vai para à escola e haja dúvidas, viu.
    Já pesquisei em vários lugares, preços do material escolar, visitei escolas e o coração fica na mão, viu. Mesmo já tendo um pouco de experiência nesse ramo, rs.
    Ah, passei para ver a votação do blog e continua zerado. Não entendi, já que fiz tudo que tinha que fazer e depois informou que conclui com sucesso.
    Beijinhos, estou torcendo por você!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin