Google+

11 de fev. de 2008

Alimentos Industrializados: praticidade x riscos

No post "Escola: hora do lanche" , dou uma sugestão de cardápio onde todas as bebidas são em caixinha. Surge então a dúvida da Irma sobre a segurança em utilizar esse tipo de produto em detrimento daqueles feitos em casa, em função da grande quantidade de corantes, conservantes e outros elementos artificiais.
Tanto os alimentos industrializados quanto aqueles preparados em casa oferecem vantagens e riscos.

Preparados em casa:
  • Risco: podem estragar facilmente se não estiverem sob refrigeração.
  • Vantagem: menor quantidade de elementos artificiais.

Industrializados:

  • Risco: podem causar alergias, disfunções digestivas e metabólicas.

  • Vantagem: na embalagem tetra-pak, não necessitam de refrigeração. Economia de tempo, pois já vem prontos.

Cabe lembrar que nem sempre os alimentos preparados em casa estão isentos dessa química, pois o preparo é feito com produtos industrializados (ex.: leite e achocolatado em pó). Frutas usadas nos sucos podem ter restos de inseticidas e a água se não for de de boa procedência pode causar problemas.
Para tirar as dúvidas sobre os riscos dos principais compostos químicos usados no preparo dos alimentos industrializados o texto do site Consumidor Brasil, está bastante esclarecedor.


Particularmente sou contra radicalismos, apesar de adepta da alimentação saudável. Nos dias de hoje é impossível viver à margem dos produtos industrializados. É certo que devemos evitar aqueles que nos fazem mal imediatamente, com uma reação alérgica ou um problema intestinal. Já basta termos que controlar a quantidade de calorias e gorduras dos alimentos, se possuem ou não gordura trans...controlar também corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes, vai nos levar a loucura...e provavelmente a passar fome!!!Brincadeiras a parte, minha opinião é que devemos utilizar a maior quantidade possível de produtos "naturais", na nossa alimentação, mas sem neuras...afinal com toda essa química que consumimos hoje, nossa expectativa de vida é maior do que há 100 anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin