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26 de mar. de 2008

Atividades para o Dia do Índio - parte I


Aproveitar datas comemorativas para desenvolver pequenos projetos pode ser muito interessante mas é preciso pensar qual significado terá para os alunos e o que podem aprender com isso. O ideal é que esses festejos estajam previstos no planejamento anual e tenham relação com os conteúdos escolares.

Em menos de um mês será comemorado o Dia do Índio (19 de abril), o mais comum é vermos nesta data crianças com o rosto pintado com "riscos", usando cocares e alguns desenhos prontos para colorir que irão parar na pasta de cada um. Lembrando que de acordo com a Lei 11465, de 10 de março de 2008, a história e cultura Indígena (assim como a Afro-brasileira), passa a ser temática obrigatória pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases), no ensino fundamental e médio. Com uma cultura indígena tão rica, será que é apenas isso que os educadores podem oferecer às crianças?

OBS: No dia 19 de abril, recebi a visita do Prof. José Luiz de Souza, pesquisador de índios, que alertou sobre um possível erro no número da lei. O Diário Oficial (D.O.U), publicou como 11465, contudo na página da Casa Civil a mesma lei aparece com o número 11645. Aparentemente houve um erro de digitação, invertendo os dígitos na publicação do D.O.U. Fica aqui meu agradecimento pela colaboração do professor.

Estes são links interessantes para ajudar na pesquisa sobre os povos indígenas:

Estatuto do Índio
Quem são, quantas são e onde estão os povos indígenas e suas escolas - Apresenta dados estatísticos sobre etnias, população, línguas, terras, escolas, alunos e professores. Produzido pelo INEP, como subsídio para o Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena.
Banco de dados da Amazônia - Site não-oficial, que traz dados e informações sobre a região amazônica. Abre um canal para contatos com especialistas (antropólogos, geógrafos etc). Traz mapas, dados e informações sobre a questão indígena, preservação da floresta e links para jornais da região.
FUNAI - Site da Fundação Nacional do Índio. Traz informações e notícias de 200 comunidades indígenas e sua situação fundiária, além de páginas sobre cultura, mitos, línguas e crenças indígenas. Há ainda um dicionário em tupi e um formulário próprio para pesquisas escolares.
Organizações Indígenas - Lista de instituições ligadas aos índios no Brasil, divididos geograficamente, elaborada pelo site do Instituto Socioambiental.
IDETI - Site da ONG que divulga e promove a cultura e o conhecimento dos povos indígenas. Na seção "Diversidade", traz informações sobre os povos Ainu, Bororo, Kaxinaku e Xavante.
COIAB - Organização indígena, de direito privado, sem fins lucrativos, a COIAB reúne 75 entidades e 165 povos indígenas. No site, destaque para o clipping de notícias relacionadas à temática indígena.
Tribos e Mitos - Página com dados e informações sobre os povos indígenas que habitam a região do Pantanal-MS.
Diversidade Cultural dos Povos Indígenas - Texto disponível no site do Museu do Índio que aborda aspectos culturais dos povos indígenas.
História Cultura e Mitos - Página especial sobre os índios brasileiros, com dados, informações, imagens relativos à questão indígena.
Lendas e Mitos - Página do site do governo estadual do Pará, que trata das lendas e mitos cultivados entre a população indígena residente naquele Estado. São histórias sobre a Vitória Régia, a Mandioca, o Boto, o Sol, a Lua, entre outros.
Especial Dia dos Índios - Centro de Referência em Educação de onde foram tirados os links acima e com muitos outros links interessantes.

Minha proposta foi elaborada para crianças da Educação Infantil, mas com algumas adaptações pode ser utilizada também no Ensino Fundamental.


Eixos de Trabalho Principais:
Movimento / Natureza e Sociedade
Tema: Índio
Duração: 1 semana
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena. O
local onde vivem, pintura corporal e brincadeiras infantis.
Estratégia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.

1º DIA
Objetivo Específico:
Identificar o nível de conhecimento das crianças
sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus
hábitos e costumes.

Roda de conversa:
"O que é" o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é "gente"
então devemos usar: Quem é o índio?). A partir das respostas induzir outras
questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho,
porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se
estudam, como tratam as doenças, etc.
Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos.
Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma
cartolina e fixar em local visível.

Atividade 1: recotar e colar
Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir
para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões
anotadas com as representações fotográficas.

Algumas imagens podem ser encontradas no Centro de Trabalho Indigenista e História, Cultura e Mitos.

Atividade 2: circuito de habilidades motoras
Conversa inicial: Considerando que a maioria dos índios vive na
mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta
(aguarde o próximo post!)

Avaliação: Desenho/texto - O que aprendemos nessa aula?
Registro, realizado pelo professor da fala das crianças.

6 comentários:

  1. oie...te achei pela net...sou personal trainer e tbm mae por opção!!!!
    amo estar ao lado dos meus filhos...
    quer trocar links???
    bjus
    quiane

    ResponderExcluir
  2. pREZADOS ORGANIZADORES DO bLOG.

    cOMO PESQUISADOR DE ÍNDIOS, VENHO AGRADECER ÀS INFORMAÇÕES AQUI PUBLICADAS. VOCÊS CONSEGUIRAM REUNIR INFORMAÇÕES SÉRIAS E ATUAIS PARA UM ASSUNTO TÃO BANALIZADO E GENERALIZADO. GOSTEI MUITO DO QUE VI E LI AQUI. POR ISSO ENCAMINHEI O LINK PARA VÁRIOS PROFESSORES QUE NECESSITAVAM DE INFORMAÇÕES ASSIM.

    PORÉM, HÁ UMA INCONGRUÊNCIA NO QUE TANGE À INFORMAÇÃO DO NÚMERO DA LEI . VOCÊS PUBLICAM, DE ACORDO COM O DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, A LEI NÚMERO 11.465. MAS NO SITE DA CASA CIVIL, O NÚMERO DA LEI É 11.645. É A MESMA LEI. A MINHA DÚVIDA É SE O D.O.U. ERROU NA INFORMAÇÃO, POIS A SEQÜÊNCIA DE LEIS ESTÁ ESTRANHA. LOGO DEPOIS DA LEI DE N. 11.644, VEM UMA LEI N.11.465?

    SEGUE O LINK DA LEI N. 11.645 DE 10 DE MARÇO DE 2008 QUE ESTGÁ NA CASA CIVIL:
    http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm

    ABRAÇOS E SUCESSOS...

    PROF. JOSÉ LUIZ DE SOUZA
    SOUZAJLMS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. Caro Prof. José Luiz de Souza,

    Verifiquei sua informação e ao que me parece o D.O.U. errou, invertendo os dígitos no momento da publicação da lei. Agradeço a colaboração, irei colocar uma observação no post.
    Continue nos visitando!

    Obrigada

    Denise Carceroni

    ResponderExcluir
  4. Prezada Denise carceroni,
    atitudes como a sua de revisar as informações só fazem o conteúdo do seu Blog mais próxima do real. Parabéns pela seriedade com que trata esta questão. Parabéns a todos que chegaram até este site, pois terão a certeza de que encontrarão ótimas sugestões de atividades e ferramentas para seu difícil trabalho de ENSINAR.
    Obrigado.
    Prof. José Luiz de Souza.

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  5. tenho que fazer uma cartilha...eu precisava de um auxílio...por favor me ajude, é uma cartilha de um texto e exercícios.Gostaria muito ajuda.Obrigada

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  6. Gostei muito do seu projeto para esta data...infelizmente estou numa EMEI recém inaugurada e sem infra estrutura para aplicação deste projeto...mas eu amei a seriedade que tratou o assunto!

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