Leia também:
Atividades para o dia do Índio - parte I
Brincadeiras para o dia do Índio - parte I
Atividades para o dia do Índio - parte II
Brincadeiras para o dia do Índio - parte II
3º dia
Objetivo Específico
Recordar o local onde o índio mora e os animais que o cercam.
Executar jogos de locomoção e perseguição aumentando a complexidade das regras.
Despertar o interesse sobre as brincadeiras típicas dos índios.
Roda de Conversa
Vocês lembram como é a casa do índio? Como se chama o índio criança? Quais os bichos que existem perto da casa dele? O que os índios comem?
Atividade 1: Artes - Construir a casa do índio
Mostrar figuras que representem a "Oca". Comparar com figuras de casas do "homem branco". Quais as diferenças? De que tipo de materiais é feita a Oca? Dependendo da idade das crianças, mostrar figuras de casas em favelas, fazer com que percebam que apesar de alguns materiais serem semelhantes existe uma diferença econômica e cultural. Outra opção é comparar a cas do índio brasileiro e do índio americano (tendas). No site Rota Brasil Oeste, você encontrará fotos e explicações que ilustram a construção de uma Oca.
- Opção A - Colagem
Determine um tempo para a seleção desses materias e mãos obra. O trabalho pode ser individual, em duplas, trios ou em grupo (quanto mais crianças maior deverá ser o papel).
- Opção B - Escultura
Atividade 2: Jogo
Resgatar, através de jogos, os elementos que foram levantados no 2º dia que estão sendo reforçados hoje.
- Oca
- Alimentos
- Animais
- Curumim
Aguardem o próximo post com os jogos para essa temática.
Avaliação: O que aprendemos nessa aula? Registro, realizado pelo professor da fala das crianças. Fazer o registro por foto ou vídeo, do processo de construção da atividade 1, seriam muito interessante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário