Google+

6 de abr de 2008

Atividades para o Dia do Índio - parte III


Leia também:

Atividades para o dia do Índio - parte I
Brincadeiras para o dia do Índio - parte I
Atividades para o dia do Índio - parte II
Brincadeiras para o dia do Índio - parte II

3º dia
Objetivo Específico
Recordar o local onde o índio mora e os animais que o cercam.
Executar jogos de locomoção e perseguição aumentando a complexidade das regras.
Despertar o interesse sobre as brincadeiras típicas dos índios.

Roda de Conversa
Vocês lembram como é a casa do índio? Como se chama o índio criança? Quais os bichos que existem perto da casa dele? O que os índios comem?

Atividade 1: Artes - Construir a casa do índio
Mostrar figuras que representem a "Oca". Comparar com figuras de casas do "homem branco". Quais as diferenças? De que tipo de materiais é feita a Oca? Dependendo da idade das crianças, mostrar figuras de casas em favelas, fazer com que percebam que apesar de alguns materiais serem semelhantes existe uma diferença econômica e cultural. Outra opção é comparar a cas do índio brasileiro e do índio americano (tendas). No site Rota Brasil Oeste, você encontrará fotos e explicações que ilustram a construção de uma Oca.

  • Opção A - Colagem
Apresentar diversos materiais e perguntar como poderiam ser usados para "construir" uma oca através da colagem em papel kraft (utilizar um pedaço no mínimo A3). Se a escola dispuser de área verde, perguntar que outros materiais seriam interessantes para utilizar nessa construção e que podem ser encontrados na escola (folhas secas, galhos, pedras, etc).
Determine um tempo para a seleção desses materias e mãos obra. O trabalho pode ser individual, em duplas, trios ou em grupo (quanto mais crianças maior deverá ser o papel).



  • Opção B - Escultura
Apresentar diversos materiais e perguntar como poderiam ser usados para "construir" uma oca através da escultura utilizando argila ou massa para biscuit (veja a receita aqui!). Se a escola dispuser de área verde, perguntar que outros materiais seriam interessantes para utilizar nessa construção e que podem ser encontrados na escola (folhas secas, galhos, pedras, etc). Sugerir que ao terminarem utilizem as Ocas para fazer uma aldeia. Neste caso os detalhes da aldeia podem ser trabalhados em outro dia, com uma nova atividade.


Atividade 2: Jogo

Resgatar, através de jogos, os elementos que foram levantados no 2º dia que estão sendo reforçados hoje.


  • Oca
  • Alimentos
  • Animais
  • Curumim

Aguardem o próximo post com os jogos para essa temática.

Avaliação: O que aprendemos nessa aula? Registro, realizado pelo professor da fala das crianças. Fazer o registro por foto ou vídeo, do processo de construção da atividade 1, seriam muito interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin