4º dia
- opção A: Tradicional
- Junte as folhas de árvore e faça uma trouxinha;
- Dentro coloque as 4 pedrinhas;
- Antes de fechar coloque uma das capas de espiga de milho virada para cima;
- Desfie a palha como se fossem penas;
- Amarre a trouchinha com parte da palha desfiada como se fosse barbante.
- Opção B: moderna!
Penas coloridas
Pedaço de couro
Barbante
Areia
Pondo a mão na massa
- Faça uma trouxinha com o pedaço de couro;
- Coloque a areia dentro
- Fixe as penas;
- Amarre, bem firme com o barbante.
Atividade 2 - Jogo
Utilizar as atividades pesquisadas pelos alunos - sugestão dada em Brincadeiras para o dia do Índio - parte III.
Retome as brincadeiras pesquisadas pelas crianças. Faça uma votação para escolher quais serão feitas. Contemple as crianças que ainda não tiveram suas brincadeiras escolhidas. Caso ninguém tenha trazido, apresente as suas!
No próximo post trago algumas sugestões!
Avaliação:
Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.
Leia também:
- Atividades para o dia do Índio - parte I
- Brincadeiras para o dia do Índio - parte I
- Atividades para o dia do Índio - parte II
- Brincadeiras para o dia do Índio - parte II
- Atividades para o dia do Índio - parte III
- Brincadeiras para o dia do Índio - parte III
- Atividades para o dia do Índio - parte IV
- Brincadeiras para o dia do Índio - parte IV
Aqui encerro esta Unidade de ensino. Foram 5 dias de atividades diferenciadas para comemorar o Dia do Índio. Nas minhas pesquisas encontrei um site muito interessante que provavelmente não será aproveitado este ano, pela proximidade da data, mas vale a pena deixar guardado para os próximos, trata-se do projeto Jogos Indígenas do Brasil.
ATENÇÃO Professor de Escola Pública
Você pode receber kits com os jogos deste projeto e uma cartilha
explicando como cada um foi encontrado e o modo de jogar. Entre em contato com o
Ministério da Educação: Esplanada dos Ministérios – Bloco L, sala 506 70047-901
- Brasília – DF tel.: (61) 2104-8625 e-mail:cedoc-seb@mec.gov.brfonte: Ciência Hoje
Muito boa a sua "cobertura pedagógica" acerca do tema índio. Vou arriscar recomendar uma música, posso?
ResponderExcluirTu Tu Tu Tupi, do Hélio Ziskind.
Quem não conhece pode ouví-la em mp3 no link http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/infantil/musicas_de_helio_ziskind/meu_pe_meu_querido_pe
Quanto ao projeto Jogos Indígenas no Brasil, tive a oportunidade de visitar a exposição e assistir ao vídeo com relatos das viagens. Simplesmente fascinante!
Um abraço!
Olá Boa tarde gostei da sua explicação
ResponderExcluirola, que beleza de ideia. ate hoje me pergunto o pq do nome peteca kkkk pq quando criança ouvia falar peteca as bolinhas de gude.mas realmente olhando o desing o brinquedo e realmente indigena. os naturais donos realmente da terra.abracos
ResponderExcluirOlá...boa noite,muito bom o seu conteúdo,serve como de aprendizado para quem está lendo e para quem vai ser passado.
ResponderExcluirA brincadeira de jogo de peteca foi tão aceita na nossa adolescência que existe até nas brincadeiras nós tempos de hoje no meio da criançada e abraçada pelos adultos
ResponderExcluir