Google+

26 de abr. de 2008

Brincadeiras de Rua: estruturando sua aula


Na última enquete as brincadeiras de rua foram escolhidas como o tipo de atividade que a maioria dos leitores gostaria de ver postada. A partir de hoje farei uma série de posts sobre
este assunto. Não criarei uma unidade de ensino, vou apenas estruturá-la neste post inicial e depois postar as brincadeiras, com seus objetivos e material a ser utilizado.
Eixos de trabalho:Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
Objetivo Principal: Resgatar as brincadeiras de rua.
PREPARAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO
Discutir com as crianças e fazer registro coletivo
  • Quais brincadeiras que costumam fazer?
  • Qual o local onde brincam?
  • Quais brincadeiras os pais faziam quando crianças? (pedir para pesquisar)
  • Onde os pais brincavam? (pedir para pesquisar)
  • O que é diferente?
  • O que é brincadeira de rua?
  • Por que leva este nome?

ORGANIZANDO AS ATIVIDADES

Faça uma lista com as atividades pesquisadas pelas crianças e por você. Tente organizá-las por categoria. Por exemplo: brincadeiras de pegar, de esconder, de adivinhar, brinquedos e assim por diante. Esgote as possibilidades de uma categoria antes de passar para outra. Enriqueça seu trabalho solicitando às crianças que façam modificações nas brincadeiras. E não esqueça de registrar!

ESTRUTURA DA AULA
Conversa inicial: Combinados, explicações básicas sobre
a atividade, revisão do que já foi trabalhado.
Parte Principal: Brincadeiras
Conversa final: O que aprendemos? O que foi bom/legal? O
que não foi bom/legal?
Avaliação: Registro através de texto ou desenho.

Essa é apenas uma idéia para o formato do seu trabalho. Existem outras maneiras de abordar o assunto. Um bom exemplo é o projeto realizado pela Deise sobre Pieter Bruegel.

Aguardem, a amarelinha vem por aí...

Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin