- Comportamento de alcance primitivo - 2 ~ 4 meses
- Captura de objetos - 2 ~ 4 meses
- Pegar espalmado - 3 ~ 5 meses
- Pegar pinçado - 8 ~ 10 meses
- Pegada controlada - 12 ~ 14 meses
- Soltura controlada - 14 ~ 18 meses
Lançar
Envolve imprimir força ao objeto na direção desejada.
- Corpo se vira para o alvo, pés se mantém estacionários, bola é lançada somente com extensão do braço - 2 ~ 3 anos
- O mesmo que o anterior, com adição da rotação do corpo - 3 ¹/² ~ 5 anos
- Dá um paço à frente com a perna com a perna do mesmo lado do braço de lançamento - 4 ~ 5 anos
- Meninos exibem padrão mais maduro do que meninas - 5 anos e acima
- Padrão maduro de lançamento* - 6 anos
Pegar
Envolve receber força de um objeto com as mãos, mudando progressivamente de bolas grandes para as menores.
- Persegue a bola; não responde a bolas aéreas - 2 anos
- Responde a bolas aéreas com movimento de braços atrasados - 2 - 3 anos
- Precisa ser avisado de como posicionar os braços - 2 ~ 3 anos
- Reação de medo (gira a cabeça) - 3 ~ 4 anos
- Utiliza o corpo para pegar objetos - 3 anos
- Apanha objetos usando apenas as mãos - 5 anos
- Padrão maduro do movimento de apanhar - 6 anos
Chutar
Envolve imprimir força ao objeto com o pé.
- Empurra a bola, não chuta de fato - 18 meses
- Chuta com uma perna estendida e discretos movimentos corporais (chuta na bola) - 2 ~ 3 anos
- Flexiona na perna na sua porção inferior - 3 ~ 4 anos
- Grande balanço para a frente e para a trás com oposição definida dos braços - 4 ~ 5 anos
- Padrão maduro - 5 ~ 6 anos
Bater
Envolve súbito contato com objetos com os braços acima da cabeça, braços colocados lateralmente, ou abaixo do nível da mão.
- Visualiza o objeto e faz um balanço no plano vertical - 2 ~ 3 anos
- Faz um balanço em um plano horizontal e se coloca ao lado do objeto - 4 ~ 5 anos
- Gira o tronco e quadril e leva o tronco para a frente - 5 anos
- Padrão horizontal maduro utilizando bola estacionária - 6 ~ 7 anos
*A criança tem potencial para estar no estágio maduro. A conquista real dependerá de fatores como a tarefa, o indivíduo e o ambiente.
No post sobre Conceitos do Movimento você encontrará sugestões de tarefas para executar essas habilidades.
Referência Bibliográfica:GALLAHUE, D.L., OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e Adultos. São Paulo: Phorte Editora, 2001Este livro é excelente e já foi indicado por mim.
oi denise... na realidade nao e bem um comentario e apenas um agradecimento. sou academico do curso de ed.fisica aqui em curitiba e estou vendo sobre desenvolvimento motor, seu post me ajudou muito... muito obrigado... rafael
ResponderExcluirRespondendo para o RAFA#9
ResponderExcluirOi RAFA#9!
Fico feliz que tenha aproveitado o conteúdo. Continue passando por aqui!
Um abraço
Denise