Google+

22 de mai. de 2008

Festa Junina: Comidinhas


Comidas típicas dão o tom da fesfa. Uma idéia e ensinar as crianças a fazer alguns quitutes que serão vendidos durante a festa. Claro que não é necessário que façam tudo, nem a quantidade necessária para atender a demanda. Isso pode ser feito por adultos que fiquem responsáveis por essa parte, mas o fato de saberem que colaboraram e que uma parte do que estão comendo foi feito por elas será gratificante.
Disciplina sugerida: Ciências, história, geografia (dependendo do enfoque dado)
Uma outra opção é fazerem o preto para comer na hora do lanche, não necessariamente na festa. Vou sugerir algumas receitas de fácil preparo. Lembre-se de escolher as que se adequam mais a faixa etária que você estará trabalhando.
Cuidados iniciais:
Todos devem lavar as mãos;
O uso de avental e touca é desejável;
Cabelos compridos devem estar presos;
Dicas:

  • Separar os ingredientes

  • Escolher os utensílios

  • Lavar e guardar o que foi usado
Podem ser trabalhados como parte da organização da aula, tudo depende do seu objetivo. Com crianças menores fica mais fácil deixar tudo preparado.
Uhmmmmm.....
1- Arroz doce
Ingredientes

  • 1 xícara e meia de arroz cru

  • 1 litro de leite

  • 4 colheres de sopa de açucar

  • Canela em pó
Colocando a mão na massa
Cozinhe em uma panela o arroz em meio litro de leite. Acrescente o restante do leite até o arroz ficar bem cozido. Junte o açúcar e mexa bem.
Crianças
Podem ajudar nas medidas dos ingredientes e quando pronto a colocar dentro de potinhos polvilhando a canela em pó por cima.
2 - Mousse de Maracujá
Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado

  • 1 lata de creme de leite

  • A mesma medida (1 lata) de suco de maracujá (pode ser de garrafinha)
Colocando a mão na massa
Bater tudo no liquidificador e colocar para gelar.

Crianças
Podem fazer praticamente tudo, basta ter cuidado com o liquidificador. E depois colocar em potinhos para gelar.
3 - Cachorro Quente:
Ingredientes

  • Salsichas cozidas

  • Pão

  • Maionese

  • Ketchup
Colocando a mão na massa
Separe a salsichas previamente cozidas e deixe o pão cortado.
Crianças
Irão se divertir passando maionese e ketchup no pão e recheando com a salsicha.

8 comentários:

  1. Uhmmm, bom vai ser por essas receitas em prática!!!
    Denise, você tem orkut voltado para a área educacional?
    Se tiver, me passe para eu te adicionar.Fiz o meu esses dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise, hummmm, as comidas da festa junina são mesmo uma perdição.
    estou linkando seu blog no meu, pois o seu é imperdível. Dê uma passadinha lá, há novas postagens. tenha um ótimo final de semana. Beijos
    www.acontadoradehistória.blogspot.
    com/
    www.profdeise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem? Como foi seu feriado? Descansou bastantee? Passei pra fazer uma visitinha. Deus te abençoe e muita paz nesse dia. Em breve o Ensinando e Aprendendo volta. Por enquanto estou só no outro ok? Beijos docinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise! Também não vejo o programa do Chaves com bons olhos. Lá em casa, a coisa é bem mais complicada. Sou daquelas mães que tento ter cuidado com o que a Belinha vê, mas meu marido é um problemão nessa área. Eu fico até muito triste com isso. Antes, quando ele trabalhava todos os dias, tinha o comando da carruagem. Até meu pai falou comigo do programa que ele tinha colocado e me perguntou se eu deixava a Isa ver aqueles desenhos.
    Agora, maridex trabalha dois e fica seis em casa. Imagina!!! Fora que ele é um pouco autoritarinho e acha que estou sendo chata e tem que ser como ele quer. Ughuuuurrr!
    Menina, mudando de asssunto...não sei da onde Isa tirou da tia ser branca e outra ser da cor laranja. Eu nunca tinha a chamado de preta, morena....estou super curiosa, rssssssssssssssssss.
    Beijos querida. Sua opinião é sempre importante.

    ResponderExcluir
  5. Huuum bom saber dessas receitas fáceis e prática e são muito boas para ensinar as crianças...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin