Google+

19 de mai. de 2008

A formação da consciência crítica


Recebi um e-mail da leitora Rute Mattos pedindo uma sugestões sobre atividades que contemplem a formação da consciência crítica (ex.: no dia do índio formar consciência crítica à esse respeito). Achei o pedido muito interessante e desafiador e ao invés de responder diretamente decidi fazer essa postagem.

Antes de tudo precisamos entender o termo consciência crítica. Paulo Freire, em Educação e Mudança (1983), aponta suas características que se contapõe à consciência ingênua.
  • Anseio de profundidade na análise de problemas. Não se satisfaz com as aparências.
  • Pode-se reconhecer desprovida de meios para a análise do problema. Reconhece que a realidade é mutável.
  • Substitui situações ou explicações mágicas por princípios autênticos de causalidade.
  • Procura verificar ou testar as descobertas. Está sempre disposta a revisão.
  • Ao se deparar com um fato, faz o possível para livrar-se de preconceitos. Não somente na captação, mas também na análise e na resposta.
  • Repele posições quietistas. É intensamente inquieta. Torna-se mais crítica quanto mais reconhece em sua quietude a inquietude, e vice-versa.
  • Sabe que é na medida em que é e não pelo que parece. O essencial para parecer algo é ser algo; é a base da autenticidade.
  • Repele toda transferência de responsabilidade e de autoridade e aceita a delegação das mesmas. É indagadora, investiga, força, choca. Ama o diálogo, nutre-se dele.
  • Face ao novo, não repele o velho por ser velho, nem aceita o novo por ser novo, mas aceita-os na medida em que são válidos.

Um texto muito interessante de Rogério de Almeida Cunha diz que a utilização constante da palavra conscientização (que nasceu com o sentido de formação da consciência crítica), "esvaziou-a do que ela tem de mais profundo." Fazendo-se então necessário questionar:

  1. O que é consciência?
  2. O que é crítica?
  3. Como nasce a consciência crítica?

O que é consciência?


"A consciência é, pois, fundamentalmente a capacidade
humana, e estritamente humana, de prever e planejar previamente as próprias
atividades, de refletir sobre elas no decorrer da ação, e de cotejar os
resultados seja com os planos prévios, seja com princípios e ideais teóricos ou
práticos. A consciência é a capacidade de planejar , refletir e criticar. Esta
capacidade é normalmente captável pela constância em certo tipo de comportamento
e pela relação natural de conhecimento ."


O que é crítica?


"...é a superação dos acontecimentos que geram e alimentam
uma ideologia, ou que dela resultam, reforçando-a. Não existe formação da
consciência crítica sem uma atividade consciente e atenta. Se as palavras não
correspondessem a posições e comportamentos, não teria sentido pronunciá-las nem
menos ainda censurá-las."


Como nasce a consciência crítica?


"Assim, a consciência critica começa com a capacidade
critica de questionar os próprios pressupostos . A raiz da consciência é o
confronto, o fundamento da crítica é a humildade."


Leia o texto completo

Sendo assim podemos dizer que ter consciência crítica é não aceitar interpretações místicas, fantasiosas e ilusórias que tentem encobrir a realidade. É não permitir que o preconceito, crenças e suposições se sobreponham à razão, às causas das coisas. É o que você irá encontrar neste outro texto.

Eu acredito que a função do educador não é desenvolver uma atividade específica que contemple a formação da consciência crítica, pois ela deve estar presente no dia a dia da escola, em todas as atividades. Não é a atividade em si que irá desenvolver a consciência crítica, mas a estratégia utilizada.

Ao criar uma rotina onde exista uma discusão sobre a atividade proposta/realizada exercita-se a formação da consciência crítica, mesmo que aparentemente a atividade não passe de um jogo ou brincadeira. Questionar sobre o que, como e porque, torna-se parte natural do processo ensino-aprendizagem. Obvio que quanto mais maduros forem os alunos mais profundas poderão ser as discuções e mais complexos os temas a serem discutidos. Inclusive em aulas onde a atividade principal será a discusão de um tema ou assunto específico.

Tomando como exemplo o dia do índio sugerido pela leitora, é possível observar na série de atividades que propus que o exercício da consciencia crítica aparece em todas as atividades a medida que as crianças são instigadas a dar sua opinião, pesquisar sobre o assunto, discutir e algumas vezes até definir o que irão fazer. Sendo assim minha sugestão é faça uma roda de conversa antes e depois da atividade (independente da atividade!!!), esse é o melhor momento para formar a consciência crítica dos seus alunos.

O que você achou desta postagem? Tem algo a acrescentar? Deixe um comentário e vamos trocar idéias sobre esse assunto importntíssimo na formação de nossas crianças.

390 comentários:

  1. Olá Denise,
    Sou professora, adoro conhecer espaços com o seu,parabéns pelo post.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Acho super interessante,vivemos em uma sociedade acostumada com os ditos "fast foods"...E acaba que nos acostumamos com coisas prontas ..
      Neste caso vemos uma necessidade de experimentar através destas atividades uma nova proposta em que teremos uma outra visão das coisa,desenvolvendo assim o senso critico e fazendo com que ampliamos nossos horizontes e deixamos de receber tudo pronto.

      Excluir
    2. Belo,texto!pena que é muito difícil fazer valer os direitos humanos,no geral.

      Excluir
  2. O desenvolvimento da consciência crítica na criança deveria ser o principal objetivo de qualquer educador, pai e mãe.

    Infelizmente, vejo pouco esforço neste sentido, seja de educadores, seja dos responsáveis pelas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito itens iteressante o problema é que as crianças são educadas de maneira diferente ao invés de estimular tem pessoas que reprime.

      Excluir
    2. Concordo com o seu ponto de vista. Fazer com que estimule as crianças a formar suas próprias opiniões, assim fará com que não se acomode com as idéias dos outros e tornem - se formadoras de opinião.

      Excluir
    3. O problema é que a educação tem sido delegada para cuidadores que muitas vezes nao têm tempo pra exercer este papel de orientador da consciência crítica, pois estes além de terem que cuidar da casa, comida, roupa, muitas vezes apenas cuidam das necessidades báscicas das crianças, como sono, higiene pessoal e alimentação. Diante do que foi exposto essa responsabilidade vai para a escola, onde teria que reforçar o que já era para ter sido ensinado na instituição primária que é a FAMÍLIA.

      Excluir
    4. Concordo tem pessoas que perdem tempo reprimindo do que ajudando

      Excluir
    5. Concordo com você,com as crianças tem que ter paciência para ensinala-las do modo correto não as reprimir, não só com as crianças com as demais pessoas tambémque precisaram de um estímulo correto é proveitoso.

      Excluir
    6. Concordo com você, tem muitas pessoas que na maioria das vezes reprime ao ensinar e não estimulam do jeito correto as crianças.

      Excluir
    7. Sao exatamente pais despreparados e interessados n financeiro n maioria das vezes com preguiça de educar sentar e conversar alguns acham q j deu o presente e ta td ok esquecendo do valor pai e mae.

      Excluir
    8. Acho o tema muito interessante,pois quandose trata de críticas,a palavra em si já é assustadora,alarmante! para alguns,precisamos quebrar esse Tabu,especialmente tratando de nossas crianças,precisamos mostrar a elas,queé possível conviver sem problemas com essa Palavra,e principalmente mostrar o quanto se importante,aceitar, e também fazer Críticas,pois como não somos donos da razão,da verdade,do conhecimento,se faz necessário estarmos abertos a opiniões,para que possamos ter um crescimento maduro,e sempre abertos a formação de Senso Crítico.

      Excluir
    9. Muito rico este texto nos ensina como fazer o certo ensinar nossos filhos educalos sempre para o melhor caminho com a conduta deles comportamento e atitudes.

      Excluir
    10. Concordo com você. Infelizmente,vemos muitos se desviando da responsabilidade que é de todos.

      Excluir
    11. As crianças hoje em dia estão muito soltas. A maldade está em todo lugar. Não é prender. Mas acompanhar de perto.

      Excluir
    12. Temos que estimular nossas crianças a se espresarem a questionar o porque disso o porque daquilo para que quando se tornem adultos saibam se defender e isso vai partir da coonsciëncia critica...

      Excluir
    13. Ótima e muito importante para nossa aprendizagem.

      Excluir
  3. Ao ler este post, percebi o quanto somos ingênuos e manipuláveis, e só através da busca dos fatos ocultos, do questionamento constante e da análise mais profunda e histórica poderemos compreender o q não querem q compreendamos...

    parabéns e muito sucesso!
    Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom essa matéria sobre consciência crítica,e o comentário da Sueli também foi muito bom, devemos sim desenvolver mais consciência crítica e pratica-la com mais frequência ao invés de engolir qualquer coisa que nos aparece e também estimular as nossas crianças em todas as atividades importantes com relação a qualquer tema abordado....

      Excluir
    2. Cuidar dos filhos de todas as formas é uma tarefa difícil nos dias de hoje com essas leis existentes no Brasil.

      Excluir
  4. Creio que a consiencia crítica o individuo já nasce com ela, sendo assim no decorrer de sua vida lapidada. Aos pais e educadores cabe esta responsabilidade de direcionar, porém depende de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nas escolas deveriam debater mais sobre os assuntos com os alunos e assim desenvolver mais o pensamento crítico. Mais infelizmente, há uma grande falha no sistema da educação, e atividades e provas objetivas é um exemplo disso!!

      Excluir
  5. ola! gostei muito do seu texto e concordo quando diz que a consciência crítica se forma nas atitudes do dia a dia. acredito que os pais e educadores devem se abrir aos questionamentos da criança e do adolescente e ajudá-los a serem formadores de opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo se passar mas tempo ajudando do que reprimir ajudará formar ideias positivas

      Excluir
    2. Como mãe pude refletir sobre esse assunto melhor depois de ler esse texto. Porque no dia a dia costumo dar respostas prontas aos meus filhos ao invés de ajudá-los a refletir sobre o assunto.

      Excluir
  6. Estamos longe de ter uma consciência crítica, exemplo como o meio ambiente, o lixo, o preconceito,eu achei interessante as crianças como tema, mas eu não trabalho com criança, isso não quer dizer que eu não concorde e não faça minha parte, mas trabalho com idoso e vejo se é dificil trabalhar com criança que a maioria tem um lar e pessoas que as ame imagine um idoso que vai para uma casa de repouso e são abandonados pela família. Os filhos não sentem que é seu dever zelar pelos pais e avós. Sinto que é necessário e urgente que haja uma política em relação ao idoso, não basta só o estatuto. É dificil fazer valer os seus direitos.

    Eunice

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do texto,parabéns se pudéssemos por em ação e práticas o que temos em nossa consciência quem sabe as crianças e os idosos teriam outros horizontes mais reconhecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A consciência crítica que poderá ser instigante na escola ou relação homem e mulher faz parte da igualdade entre o ambiente humano e animal.Se nos comportamos prudentemente dando valor aos espaços sociais, ecologicamente nunca aceitaremos os crimes ambientais globais.

      Excluir
    2. Conscientização critica se faz em casa e na escola pelo resgate da pluralidade e do amor aos vultos da nossa Pátria.

      Excluir
    3. Eu estou aprendendo com cada um de vcs, a consciência critica é o caminho que temos que seguir,o serviço social tem mim ajudado muito, eu tenho mim encontrado.

      Excluir
  8. Acredito q a consciência critica s forma nas atitudes do dia a dia, com os pais, educadores.

    ResponderExcluir
  9. A consciência crítica deveria ser uns dos temas mais abordados nas escolas, em casa. Pois a partir dessa opinião própria é que nossas crianças poderiam descobrir mais conhecimentos.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito da sua explicação sobre conciência critica, deu para entender bem, sou aluna do curso de SERVIÇO SOCIAL, e aprendi muito com o seu artigo. Muito obrigada..

    ResponderExcluir
  11. Estou estudando para serviço social e matéria me ajudou muito a complementar meus estudos em filosofia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou gostando muito da matéria esse material complementar nos ajuda muito , acho muito importante aprender como a desenvolver a consciência crítica, só assim podermos desenvolver nossa capacidade de raciocínio .

      Excluir
  12. OLA quero começar parabenizando a todos produltores do textoinclusive vc sueli, por postar este lindo texto,que me ajudou bastante ,tirar algumas duvidas que tinha e tambem me fez enteder mas que a conciencias criticas formas nas attitudes das pessoa,no dia adia,no trabalho,pais educadores etcparabens e u abrço

    ResponderExcluir
  13. A formação da consciência critica é fundamental na vivência do dia a dia que a luta da vida vai nús proporcionar. É importante saber discerni o certo e o errado . Questionar e humildade p/ aprender.

    ResponderExcluir
  14. A Consciência critica deve ser trabalhada com as criança desde o inicio da vida estudantil para que ela cresça e amadureça sendo uma pessoa critica que olhe de forma diferente e que não aceite certas atitudes e argumentos

    ResponderExcluir
  15. achei o texto maravilhoso, tudo de bom, realmente através da leitura, de conhecer idéias de outras pessoas seja qual for o assunto abordado é muito valioso para nossa formação, seja qual for a área, mas nos ensina principalmente a formação de caráter o enriquecimento do ser humano, o aprimoramento de idéias mais fixas e objetivas, foi mais ou menos isso em que me aprimorei ao ler esse texto e concordar com essas palavras tão bem colocadas.

    ResponderExcluir
  16. Creio no papel da escola e das outras autarquias ensinando os valores cívicos e ambiental pelo verdadeiro ato da democratização das ideias, mas a crítica consciente não deve ficar apenas na boca da classe alta e burguesa ,ela deve eatar na família da favela e do sertão e sendo educados se tornam cidadãos conscientes da sua política no cotidiano.

    ResponderExcluir
  17. estou me formando agora, é sou novo na areia, mas essa postagem me ajudou muito, seu ponto de vista e muito solido...

    ResponderExcluir
  18. O movimento chamado "Escola sem partido" vai de encontro ao exercício do pensamento crítico em sala de aula. Enfrentamos um levante articulado da força dominante do nosso país com a nítida do intensão de domesticar as futuras gerações e, desta vez, ratificado pela própria população dominada.
    Paulo Freire também disse "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor".

    ResponderExcluir
  19. CREIO QUE NA PEDAGOGIA SEJA APLICADO MÉTODOS IMPESSOAIS, MAS INSTIGADO A RAZÃO A QUESTIONAR ESSA METODOLOGIA E SUA VERSATILIDADE O UNIVERSO INFANTIL É APENAS PARTE DO COMEÇO MAIS QUE PODE SER MUITO GOSTOSO SI QUISERMOS ADENTRA-LO!

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante para o desenvolvimento do aprendizado das crianças. Uma rodinha de conversa onde elas vão ter a oportunidade de desenvolver a formação da consciência critica sobre muitas coisa que passam desapercebidas no dia a dia. Com dialogo, estudo, pesquisa, conscientização desde a infância isso contribui muito para conscientização sobre a realidade do mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante conscientizar as crianças para que no futuro elas possam fazer suas próprias escolhas.

    ResponderExcluir
  22. Gostei do texto,achei a idéia da roda de conversa com as crianças interessante, e um momento onde elas podem espor suas idéias e também ouvir a idéia dos demais e com isso concientizar sobre diversos acontecimensos do dia a dia. É muito importante que a consciência crítica seja trabalhada nas escolas desde a infância,para que as crianças possam desde cedo desenvolver a conscientização e que possam decidir sobre suas escolhas de forma concientizada no futuro.

    ResponderExcluir
  23. Gostei do texto,achei a idéia da roda de conversa com as crianças interessante, e um momento onde elas podem espor suas idéias e também ouvir a idéia dos demais e com isso concientizar sobre diversos acontecimensos do dia a dia. É muito importante que a consciência crítica seja trabalhada nas escolas desde a infância,para que as crianças possam desde cedo desenvolver a conscientização e que possam decidir sobre suas escolhas de forma concientizada no futuro.

    ResponderExcluir
  24. Ainda não entendi como nasce a consciência crítica no capitalismo como no Brasil, por exemplo!

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o texto. A roda de discussão para as crianças irá ajudá -las bastante para terem uma visão mais ampla sobre assuntos do cotidiano político e outros setores da vida.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom amei essa ideia deve ser muito discutida em sala di aula super aprovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom sua explicacao de forma clara e objetiva mas que possamos coloca la em pratica a nossa Conciencia Critica e que miutos ainda nao aceitam. Pois quando temos a nossa propria conciencia critica somos obrigados a nos calar infelismente nao podemos confrontar com as classes dominadora que a burquesia com o restigio do Absolutismo.


      Excluir
    2. Muito interessante expor sua ideias e os assuntos a serem tratado no dia a dia para q seja trabalhado dentro de suas casas e nas escolas entre familiares para q as crianças desde cedo desenvolvacom segurança seu futuro

      Excluir
  27. Gostei do texto , seria muito bacana se essa ideia da consciência crítica fosse trabalhada desde cedo , nas escolas ajudaria , muito no desenvolvimento de se expressar!

    ResponderExcluir
  28. Acredito que ter consciência critica e ter total domínio do assunto em discussão ou pelo menos entender do mesmo, também querer entender com maior profundidade possível sobre o que esta sendo falado, e entender que tem um porque e para que das coisas....

    ResponderExcluir
  29. sou estudante de serviço social, gostei muito das suas ideias, uma roda de conversas é importante pois ajuda a eles terem mais autonomia ao apresentarem suas ideias e expor seus raciocine-os.

    ResponderExcluir
  30. Achei enriquecedor tendo base Paulo Freire.
    Com certeza temos que ter um olhar mas observador e menos crítico.
    Mas atentos ao que acontece na nossa volta.
    Excelente matéria.
    Me enriqueceu muitoooo.
    Gleici Marques.

    ResponderExcluir
  31. ola eu sou aluna de assistente social , e achei muito interessante o que foi retratado aqui .É um prazer conhecer voce !

    ResponderExcluir
  32. Independente do assunto abordado é indispensável a conscientização de formar formadores de opinião, desde as atividades cotidianas até uma rotina de trabalho, onde essa posição será cada dia mais exigida. Novas formas de se relacionar em sociedade.

    ResponderExcluir
  33. Independente do assunto abordado é indispensável a conscientização de formar formadores de opinião, desde as atividades cotidianas até uma rotina de trabalho, onde essa posição será cada dia mais exigida. Novas formas de se relacionar em sociedade.

    ResponderExcluir
  34. Um material interressante, gostei muito, assunto que deverá ser descutido em sala de aula.

    ResponderExcluir
  35. A introdução da consciência crítica para crianças é importantíssimo . Talvez seja uma forma super valida de se construir um futuro (país) melhor.

    ResponderExcluir
  36. muito bom este conhecimento no dia dia para todos

    ResponderExcluir
  37. Acredito que a consciência crítica se forma nas atitudes do dia a dia só assim podemos desenvolver nossas capacidade de raciocínio

    ResponderExcluir
  38. Acredito que a consciência crítica se forma nas atitudes do dia a dia só assim podemos desenvolver nossas capacidade de raciocínio

    ResponderExcluir
  39. Parabéns o texto está ótimo e c certeza irá me ajudar muito

    ResponderExcluir
  40. Devemos discutir mas vezes sobre esse tema, um assunto importante e interessante.

    ResponderExcluir
  41. Ótimo para as crianças em rodas de conversas tirarem dúvidas sobre temas atuais.

    ResponderExcluir
  42. Sou estudante de servico social
    Essa materia tirou minha duvida
    E me ajudou

    ResponderExcluir
  43. Si todos tevisse um consciência treinada o mundo seriam muito diferente. Sem sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir
  44. Muito interessante esse texto pois a reflexão e bem clara e nos ajuda a entender como devemos discutir esse assunto em sala de aula com os demais colegas.

    ResponderExcluir
  45. consciência crítica das crianças formada por informações de pais e profissionais educacionais proporciona uma visão onde desde da infância tem a informação sobre seus direitos.

    ResponderExcluir
  46. Quanto mais cedo se aprende a pensar , melhores pessoas e profissionais teremos futuramente .Parabéns aos educadores que incentivam essas crianças , a não viver presas no senso comum, os tornando independentes na sua maneira de se expressar e agir .

    ResponderExcluir
  47. Gostei muito desse material e uma ótima oportunidade para passar para várias crianças!

    ResponderExcluir
  48. Porem a sociedade deveria ter mais respeito pelo próximo e isso deveria ser passado logo de criança para que tenha uma geração de pessoas mais evoluída em questão de preconceito e críticas ao próximo.muito bom o texto👏

    ResponderExcluir
  49. O não e o sim por muito tempo fez parte da educação,sem deixar nenhum espaço para argumentos e opiniões,o não e o sim tem que vim com uma explicação!

    ResponderExcluir
  50. Infelizmente nossas crianças não são educadas para esse tipo de esclarecimentos, são oprimidas e são educadas para cumprir ordens.

    ResponderExcluir
  51. Ótimo texto. Me fez ter uma visão diferente de consciência crítica.

    ResponderExcluir
  52. Muito bom o texto,a idéia com a roda de conversa com as crianças é maravilhosa

    ResponderExcluir
  53. Ter consciência criticar, faz você ser realista com aquilo que parece ser fantasioso.

    ResponderExcluir
  54. Sou de um tempo em que a educação, realmente estava em primeiro lugar. Aonde o aluno tinha interação com o seu professor. Acho importante que volte a ter debates entres eles, para que possam ter um noção do futuro.

    ResponderExcluir
  55. O desenvolvimento da consciência crítica na criança deveria ser o principal objetivo de qualquer educador, pai e mãe.

    ResponderExcluir
  56. Um dos problemas de gerações passadas para mim foi no direito de falar...sou prova viva disso, por varias vezes impedida de questionar em sinal de respeito aos mais velhos e em outras ocasiões que foram se desenvolvendo através do tempo,quando chegamos a uma idade olhamos para trás e vemos que começamos a não questionar por respeito aos mais velhos, de repente não questionamos porque de alguma forma não expressiva adquirimos o habito de não questionar porque agora não somos capazes de acreditar em nós, na nossa fala, porque talvez não temos opinião própria.Desenvolver a criticidade vai além do dever, é um ato de amor na construção das futuras gerações.

    ResponderExcluir
  57. Um dos problemas de gerações passadas para mim foi no direito de falar...sou prova viva disso, por varias vezes impedida de questionar em sinal de respeito aos mais velhos e em outras ocasiões que foram se desenvolvendo através do tempo,quando chegamos a uma idade olhamos para trás e vemos que começamos a não questionar por respeito aos mais velhos, de repente não questionamos porque de alguma forma não expressiva adquirimos o habito de não questionar porque agora não somos capazes de acreditar em nós, na nossa fala, porque talvez não temos opinião própria.Desenvolver a criticidade vai além do dever, é um ato de amor na construção das futuras gerações.

    ResponderExcluir
  58. Um dos problemas de gerações passadas para mim foi no direito de falar...sou prova viva disso, por varias vezes impedida de questionar em sinal de respeito aos mais velhos e em outras ocasiões que foram se desenvolvendo através do tempo,quando chegamos a uma idade olhamos para trás e vemos que começamos a não questionar por respeito aos mais velhos, de repente não questionamos porque de alguma forma não expressiva adquirimos o habito de não questionar porque agora não somos capazes de acreditar em nós, na nossa fala, porque talvez não temos opinião própria.Desenvolver a criticidade vai além do dever, é um ato de amor na construção das futuras gerações.

    ResponderExcluir
  59. Um dos problemas de gerações passadas para mim foi no direito de falar...sou prova viva disso, por varias vezes impedida de questionar em sinal de respeito aos mais velhos e em outras ocasiões que foram se desenvolvendo através do tempo,quando chegamos a uma idade olhamos para trás e vemos que começamos a não questionar por respeito aos mais velhos, de repente não questionamos porque de alguma forma não expressiva adquirimos o habito de não questionar porque agora não somos capazes de acreditar em nós, na nossa fala, porque talvez não temos opinião própria.Desenvolver a criticidade vai além do dever, é um ato de amor na construção das futuras gerações.

    ResponderExcluir
  60. Muito boa a matéria. Com certeza devemos orientar já de ksa para criarmos crianças melhores.

    ResponderExcluir
  61. Achei muito interessante a parte que fala sobre a roda de conversa.Onde as crianças podem expor sua suas opiniões.
    Podemos desenvolver a conciência Crítica no nosso dia a dia, praticando ela.

    ResponderExcluir
  62. Parabéns pelo texto sugerido.me fez entender e me orientou em situações a qual tenho presenciado.

    ResponderExcluir
  63. São essas práticas reflexivas que levam os pequenos a desenvolverem habilidades para serem formadores de opinião tanto pessoal quanto no coletivo.

    ResponderExcluir
  64. Concordo que a humildade seja o fundamento para à crítica, consequentemente consciência. Percebemos portanto que, estão negligenciando a humildade, já que se perpetua uma sociedade excludente, de concorrência desleal, depredatória, racista, reacionária, onde "ter" é mais importante do que "ser"...

    ResponderExcluir
  65. Concordo com a (o) colega muito bom mesmo essa ideia

    ResponderExcluir
  66. Muito interessante esse material,A consciência crítica deveria ser uns dos temas mais abordados nas escolas, em casa. Pois a partir dessa opinião própria é que nossas crianças poderiam descobrir mais conhecimentos.

    ResponderExcluir
  67. Matéria super bem explicada sobre o assunto e de forma de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  68. bem interessante gostei acho que deveria ser mais trabalhado nas escola

    ResponderExcluir
  69. quando o conhecimento nos abre os olhos podemos então decidir por nos mesmos tomar decisões mais acertadas.

    ResponderExcluir
  70. O texto torna muito interessante Poi nos ensina que crianças também tem suas próprias conclusões críticas independente se elas são esticadas. Pois tenho um filho e ele já tem sua opinião sobre qualquer tipo assunto ,tem argumentos e suas críticas.

    ResponderExcluir
  71. Devemos instigar desde crianças o senso crítico,pois só assim teremos adultos,com mais questionamentos e uma sociedade mais questionadora e não submissa á políticos manipuladores

    ResponderExcluir
  72. Acredito que uma discussão, e Sempre necessário, pois somente assim teremos e veremos opinião diversas.

    ResponderExcluir
  73. A ideologia a filosofia e a critica precisa ser colocada na formação das criança para q elas poça ter suas ideias centrada e sensata para a socialização da suas vida adulta

    ResponderExcluir
  74. Texto enriquecedor! Parabéns pela explicação de forma simples e clara.

    ResponderExcluir
  75. O ser humano na sua infância já vai crescendo na sua infância com pensamentos de críticas pela convivência dos pais. Isso vai até a idade adulta.

    ResponderExcluir
  76. Muito interessante esse artigo sobre a consciência, é muito relevante. Vai abrir muito a mente tanto nossa que estamos engajados nos estudos igual a mente das crianças... Gostei muito da ideia.

    ResponderExcluir
  77. Gostei muito do artigo e importante.pois sempre e bom sabermos dividir as nossas opinioes e sabermos ouvir as.criticas um do outro.e com certeza aprenderemos muito um com outro .

    ResponderExcluir
  78. Boa noite
    Essa leitura me fez refletir , trabalho com educação infantil acredito que agora em diante posso usar esta idéia no trabalho . Sou auxiliar de educação (monitora) junto com as minhas colegas de trabalho realizamos a roda com as crianças todos os dias e sempre conversamos sobre algum tema , ou até mesmo quando estão muito agitados em sala colocamos o mesmo em roda para acalma-los com músicas infantis do gosto deles , e em seguida conversamos .

    ResponderExcluir
  79. Achei interessante, assim o engajamento das pessoas em principal as crianças será de grande proveito. As pessoas aprenderão a ter uma visão maior sobre consciência.

    ResponderExcluir
  80. Excelente texto.resumi bem sobre a consciência crítica e a capacidade humana do ser.

    ResponderExcluir
  81. A formação da consciência crítica do ser humano deve iniciar a partir da vivência familiar,que é a base de uma sociedade,e ser complementada no ãmbito da sua formação acadêmica.

    ResponderExcluir
  82. Achei muito interessante,parabéns.

    ResponderExcluir
  83. A naturalidade da criança.forma naturalmente a consciência crítica a curiosidade que vem as descoberta para o seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  84. Achei ótimo pois assim podemos ouvir mais o que as crianças tem a nós dizer ..adorei o texto.

    ResponderExcluir
  85. Boa noite!A formação da consciência crítica deve ser trabalhada todos os dias não só no ambiente escolar, mas,em familia tambem.Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  86. A consciência crítica amadurece o ser humano, muda a visão em um todo, desperta-la em nossas crianças contribuiria em muito para o crescimento de uma sociedade melhor, madura e que não se permite levar-se pelo que vê aparentemente, mas sim pelo que na verdade é.

    ResponderExcluir
  87. Até então,não sabia o significado de consciência crítica..Muito bom o texto..Parabéns me ajudou.Obrigada!

    ResponderExcluir
  88. Material de excelente qualidade,gostei muito do assunto abordado.

    ResponderExcluir
  89. Sim!devemos trabalhar com critìcas e consciência desdo inicio escolar,trazendo assim...Mais profundo o tema a ser passado.

    ResponderExcluir
  90. Essa ideia é super válida principalmente para a interação de ideias e discussão entre eles

    ResponderExcluir
  91. Tudo proposto é de grande valia, despertar desde de os primeiros anos de estudo no aluno a necessidade debater sobre determinado assunto, e expor sua opinião sobre o mesmo com respeito. Desperta nela já uma consciência e assim ele com o tempo adquirir sua consciência crítica através de brincadeiras e rodas de conversar. Crescendo e aprendendo de forma humana a olhar para o outro com amor e respeito.

    ResponderExcluir
  92. Muito bom o texto. E a ideia de roda de discussão antes e depois das atividades seria muito bom até para o desenvolvimento e concentração.

    ResponderExcluir
  93. Nesse contexto de parceria família e escola são responsáveis pela formação da consciência crítica das crianças,jovens,e estudantes que as constitue.A escola como formadora de consciência crítica precisa ser exemplo,lugar onde o conhecimento é tratado sistematicamente.

    ResponderExcluir
  94. Olá gostei da ideia. Sabemos q cada criança é criada diferente mas q na escola elas possam apreender q todos somos iguais. E concientiza-las q ninguém é melhor q ninguém independente da classe social, cor, raça e etinia. Q saibamos aproveitar este material.

    ResponderExcluir
  95. Olá gostei da ideia. Sabemos q cada criança é criada diferente mas q na escola elas possam apreender q todos somos iguais. E concientiza-las q ninguém é melhor q ninguém independente da classe social, cor, raça e etinia. Q saibamos aproveitar este material.

    ResponderExcluir
  96. Gostei do texto, pra mim bem esclarecedor e a sugestão de discutir sobre o tema é bem interessante.

    ResponderExcluir
  97. Gostei muito do texto, é muito emportante esse tipo de diálogo porque teremos futuros jovens e adultos mas conscientes do que é consciência crítica.

    ResponderExcluir
  98. Nos dias de hoje é essencial pensar criticamente, pois não absorvemos toda ideia distorcida de determinados assuntos.

    ResponderExcluir
  99. Muito interessante ,amei esse texto me ajudou muito

    ResponderExcluir
  100. Referente as conversas com as crianças em roda , a cada momento que expomos uma questão , as variantes respostas , são diversos , por conta do processo de maturidade de cada uma , se isso por feita com frequência ,sempre terá mudanças de opiniões, mesmo que o tema seja o mesmo .

    ResponderExcluir
  101. Sim complexo.essa ideia acho que também tem quer ser descutida em sala de aula

    ResponderExcluir
  102. Eu acredito que o ser humano logo que começa a ter consciência das coisas, precisa ser direcionado para sua consciência crítica para que tenha noção do certo e do errado.

    ResponderExcluir
  103. Acho que deveríamos valorizar mais as crianças deixando as preparadas sobre consciência crítica pois são elas que mais sofrem todos os tipos de abusos .O abuso do descaso enquanto se fala em consciência crítica milhares delas vivem a margem da probreza isso quando não sao abusadas sexualmente ou mantidas em trabalho escravo e muito mais Deveria ter mais trabalhos de conscientização e ensinar um pensamento novo as nossas crianças e sociedade

    ResponderExcluir
  104. Texto excelente mas falta muita conscientização e ensinar nossas crianças a cada dia a serem mais criticas

    ResponderExcluir
  105. Estimular a consciência critica deveria constar desde o início da vida, sendo discutida e analisada desde as séries iniciais. Para assim os cidadãos se tornarem adultos mais conscientes, toleráveis e mais humanizados uns com os outros.

    ResponderExcluir
  106. Sexto sentido, dado por Deus,
    Livre arbitrio poder de escolher o certo ou errado, bem ou mal.
    Um verdadeiro analista, sem julgamentos preciptados busca o entendimiento razao calsa açőes do comportamento humano diante das adversidades.

    ResponderExcluir
  107. Eu creio que nos dias de hoje é fundamental as crianças receberem instruções dos pais para se inteirarem acerca de tantos assuntos, um deles é acerca do que o abuso, explicar de forma contextual de acordo com sua faixa etária,algo que ainda é um tabu para muitos, mas se muitos pais concientizassem seus filhos acerca dessa infeliz realidade que estamos enfrentando em nosso país, muitos abusos infantis poderiam ser evitados
    Sou prova vivo disso, pois por anos sofri calada até os 12 anos, tinha mesmo, vergonha, se sentia culpada e nunca tive coragem de me abrir com ninguém da família, nem ao menos paradinha mãe, até tentei mas havia uma grande barreira que jamais consegui ultrapassar.

    ResponderExcluir
  108. Gostei muito do texto em prática o que temos em nossa criança é os idosos

    ResponderExcluir
  109. Muito bom o texto,muito interessante conscientizar as crianças para futuramente fazer suas próprias escolhas.

    ResponderExcluir
  110. O contexto sobre consciência crítica vai além de um aprendizado amplo, as crianças devem serem incluídas em idéias e conceitos sobre o cotidiano.

    ResponderExcluir
  111. nossa primeira orientação é recebida em casa na educação que recebemos dos nossos pais. Na medida que vamos crescendo e tendo vivencia com outras crenças , valores, etnias , etc ,etc , definimos por assim dizer nosso ponto de partida. E levar para as crianças essas rodas de conversa é bastante interessante para que tenham conhecimento e definam sua consciência crítica sobre o assunto a ser discutido .

    ResponderExcluir
  112. Ao ler o post entendo que devemos estar em constantes questionamentos sobre a razão daquilo que nos apresenta , com as crianças não poderiam ser diferente elas já devem aprender desde cedo a questionar e pesquisar sobre aquilo que lhe falam ser absoluto e correto , essa forma de ajudar as crianças em sala é muito boa.

    ResponderExcluir
  113. Sou aluna do EAD 100% e o conteúdo está me ajudando muito.Obrigada

    ResponderExcluir
  114. Texto bom esse material conscientiza
    Sobre diversos acontecimentos do dia a dia
    Que seja muito interessante para o desenvolvimento da criança e sua aprendizado
    Em questão da metodologia a versalidade do universo infantil e apenas uma iniciação mas também pode ser boa

    ResponderExcluir
  115. Texto bom esse material conscientiza
    Sobre diversos acontecimentos do dia a dia
    Que seja muito interessante para o desenvolvimento da criança e sua aprendizado
    Em questão da metodologia a versalidade do universo infantil e apenas uma iniciação mas também pode ser boa

    ResponderExcluir
  116. Muito amei esa ideia min ajudou bastante obrigada😊🍃

    ResponderExcluir
  117. Agora estou entendendo melhor sobre filosofia. Muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  118. Muito interessante expor suas ideias e conscientizar as crianças com os assuntos do dia a dia para q seja trabalhado dentro das escolas e nas suas casas entre familiares para q as crianças desde cedo desenvolva e decide o seu futuro de firma mais segura.

    ResponderExcluir
  119. Gostei,é muito interessante esse diálogo aberto as crianças,assim eles podem expor as ideias

    ResponderExcluir
  120. De estrema importância esse texto, me ajudou bastante a importância de se estimular e instigar nas crianças desde a primeira infância, reforçando a base para que as mesmas tornem-se cidadãos concientes, reflexivos, que não se aquietem com as situações propostas a eles. Que observem também que as coisas ao nosso redor são como são e pronto, não! Elias possuem uma história e poderão ser mudadas a qualquer momento, pois a vida em que elas habitam está em constante mudança é que o que hoje é bom, amanhã poderá não ser mais! Logo, a consciência crítica vem para suprir essa necessidade e a carência que muitas vezes não é ensinado em casa e nem nas escolas, pela própria quietude e costume do tradicional, por parte dos dois!

    ResponderExcluir
  121. De estrema importância esse texto, me ajudou bastante a importância de se estimular e instigar nas crianças desde a primeira infância, reforçando a base para que as mesmas tornem-se cidadãos concientes, reflexivos, que não se aquietem com as situações propostas a eles. Que observem também que as coisas ao nosso redor são como são e pronto, não! Elias possuem uma história e poderão ser mudadas a qualquer momento, pois a vida em que elas habitam está em constante mudança é que o que hoje é bom, amanhã poderá não ser mais! Logo, a consciência crítica vem para suprir essa necessidade e a carência que muitas vezes não é ensinado em casa e nem nas escolas, pela própria quietude e costume do tradicional, por parte dos dois!

    ResponderExcluir
  122. Eu achei muito bom ser aplicada em sala de aula pode ajudar muito o aluno ter uma visão ampla.

    ResponderExcluir
  123. muito bom o contexto lido. porque nós mostra a capacidade de mudança no indivíduo e que nascemos com u. pensamento idealizado e com força de vontade e determinação podemos nos moldar a novos pensamentos

    ResponderExcluir
  124. Muito bom não só par formação das crianças,também de adultos!

    ResponderExcluir
  125. Esse texto nos mostra o quanto é importante estamos sempre estudando e descobrindo como funciona ,para não nos tornar leigos.
    E ensinar as crianças a terem consciência crítica é importante.

    ResponderExcluir
  126. Gostei muito do texto e achei a idéia muito interessante, essa sugestão de fazer uma roda antes e depois da atividade.

    ResponderExcluir
  127. Somente através do conhecimento e desenvolvimento da consciência humana, se torna possível uma nova visão de mundo, e consequentemente uma nova postura de comportamento das pessoas. Portanto a consciência deve ser trabalhada e estimulada.

    ResponderExcluir
  128. A capacidade do senso crítico é do senso comum é uma coisa muito enteresante vendo que todo o que é questionádo indagado pode te tirar do mesmo pensamento como no texo alegria da caverna escrita pelo filosofo Platão au questionár saímos do mundo da inginoransa, é o senso cumum é o que já sabemos que não da para ser questionado por que já é um fato abisoluto.

    ResponderExcluir
  129. Tudo muito esclarecedor, não tem como não aprender um novo conceito e visão.
    Explicação excelente e muito produtiva em aprendizado.
    Obrigada ☺️

    ResponderExcluir
  130. Gostei muito do texto bem esclarecido

    ResponderExcluir
  131. Eu amei, temos que aprender a pensar sozinhos e o que vejo hoje em dia são apenas repetições de pensamentos alheios.

    ResponderExcluir
  132. Muito bom esse texto, acredito que devemos fazer sempre, uma auto reflexão sobre nossas próprias atitudes e assim discutir com outras pessoas, podendo acrescentar mais conteúdo a nosso pensamento.

    ResponderExcluir
  133. As crianças no mundo de hoje precisam de mais atenção dos seus pais e mas estímulos voltado para educação, e triste mas a realidade tudo e um conjunto o professor dos pais.

    ResponderExcluir
  134. Muito esclarecedor as suas colocações. Parabéns

    ResponderExcluir
  135. material muito bem explicado o conteúdo.

    ResponderExcluir
  136. Muito interessante o material

    ResponderExcluir
  137. Texto rico, que nos trás á memoria momentos da infância a qual sentávamos para ouvir historias e não tínhamos liberdade de discutir;, ou criticar e até mesmo opinar sobre determinado assunto; e hj podemos transmitir esses conhecimentos com mais clareza ás nossas crianças, dando a elas essa liberdade de critica.

    ResponderExcluir
  138. Texto rico, que nos trás á memoria momentos da infância a qual sentávamos para ouvir historias e não tínhamos liberdade de discutir;, ou criticar e até mesmo opinar sobre determinado assunto; e hj podemos transmitir esses conhecimentos com mais clareza ás nossas crianças, dando a elas essa liberdade de critica.

    ResponderExcluir
  139. Sugestão dada de grande aproveito ao trabalhar em uma roda de conversa mostra as
    crianças que somos iguais que o maior ou menor.Todos podemos expor nossas ideias
    com isso fazemos com que elas busquem o saber para ter o que falar.

    ResponderExcluir
  140. Parabéns pelo texto , a discussão nos trouxe um contexto maravilhoso de como se colocar e se questionar sobre a consciência crítica diante das crianças, que serão o futuro de amanhã, expor e debater assuntos do cotidiano de forma que venham a aprimorar bons cidadãos no futuro.

    Parabéns Sueli.

    ResponderExcluir
  141. A consciência deve ser formada desde da primeira infância

    ResponderExcluir
  142. Gostei do assunto,e da forma produtiva q incentiva os alunos aprenderem e entenderem melhor

    ResponderExcluir
  143. A consciência crítica é muito valida na roda infantil na escola como no âmbito família,levar a criança a analisar e automaticamente se expressar sobre determinado assunto ajuda na formação de consciência em relação a determinado assunto, principalmente em roda de conversa aonde ela criança vai ouvir a opinião do outro e também elabora e sua própria opinião, aprendendo assim a ouvir e a calar respeitando as diferenças, afinal ninguém pensa sempre igual ao outro.
    Ensinar nossas crianças desde cedo que todos tem direito de expressar suas opiniões é de grande valia.

    ResponderExcluir
  144. Sou estudante na área de serviço social ! Muito interessante esse texto...parabéns!Mim ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  145. Eu gostei muito desse assunto sobre a explicação sobrevo que consciência? E oque critica uma palavra que completa a outra.

    ResponderExcluir
  146. A consciência crítica deve ser trabalhada na escola com jovens e adultos , e em casa deve ser apoiada .

    ResponderExcluir
  147. A consciência crítica deve ser trabalhada na escola com jovens e adultos , e em casa deve ser apoiada .

    ResponderExcluir
  148. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos , matéria excelente bem explicado

    ResponderExcluir
  149. Muito bom me ajudou bastante material muito rico em conhecimento

    ResponderExcluir
  150. Muito interessante o texto, concordo que tenham que ser trabalhado nas escolas e em grupos, pois através deste trabalho em grupo vai fazer com que as crianças se tornem adultos mais conscientes em suas colocações criticas e respeitem a opinião do outro.

    ResponderExcluir
  151. Hoje em dia com a evolução e o aprendizado precose das crianças,acho muito interessante criar nelas essa percepção,uma nova visão podemos assim falar.

    ResponderExcluir
  152. texto muito bom, no mundo em que vivemos hoje temos que ensinar a nossas crianças as coisas corretas, interagir uns com os outros em salas de aulas, saber a opinião de cada uma sobre um determinado assunto , não importa o tipo de atividade e sim ensina las a ter uma consciência critica referente o assunto abordado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  153. Gostei muito interessante as crianças podem ver e aprende já e decidi e escolher sobre seus futuros

    ResponderExcluir
  154. Boas fala para ser discutidas em salas de. aula

    ResponderExcluir
  155. Muito interessante essa abordagem.
    Me despertou mais a vontade de entender e estudar cada vez mais sobre...

    ResponderExcluir
  156. Esse texto ele propõe que se estimulam a reflexão para os cuidados que devemos ter nas mais diversas formas de expressar a qualquer tipo de assunto dado como especifico.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin