Google+

14 de mai de 2008

Muito além da Festa Junina: um projeto multidisciplinar.

Estamos no meio do mês de maio e mais um pouco começam as Festas Juninas. Muitas escolas já estão se preparando. Recolher prendas, decorar a escola,vender votos de miss e mister caipirinha, vender convites, ensaiar a quadrilha, montar as barracas...chega o dia da festa e pronto. O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? Provavelmente seus alunos não saberão responder, os pais deles também não e eu arriscaria dizer que seus colegas professores, provavelmente não sabem mais do que a descrição que fiz acima. Mas isso pode ser diferente! A Festa Junina pode ser uma excelente oportunidade de engajar diversas disciplinas em um projeto e com um pouco de paciência, criatividade e boa vontade pode tornar-se um projeto interdisciplinar. E claro para a escola inteira!

Começo hoje uma série de postagens que irão tratar do assunto. Darei algumas sugestões que poderão ser aproveitadas pela maioria, mas minha maior contribuição será de fazer aflorar idéias que tenham relação com o projeto pedagógico da sua escola e significado para seus alunos.


Começando...


Identifique o que os alunos entendem por Festa Junina:

1- Tempestade de palavras:

Disciplina sugerida: Linguagem
Material: Caneta hidrocor grossa e papel kraft

  • Peça para que falem palavras que se lembram quando pensam em Festa Junina.
  • Faça uma lista, usando letras bem grandes no papel kraft, e fixe-o em um mural junto com as listas das outras turmas.
  • Peça para que as crianças observem e em uma próxima aula discutam as diferenças.
2- Tempestade de idéias:

Disciplina sugerida: Linguagem

  • Divida a turma em grupos.
  • Cada grupo irá sortear um tema (comida, jogos, decoração, dança etc) e escrever idéias de como desenvolvê-lo para a festa junina.

Organize as tarefas:
Os professores deverão se reunir e a partir da tempestade de idéias geradas pelos alunos decidir os componentes da festa e posteriormente designar qual professor e que grupo de alunos ficará responsável por cada parte. Sugiro dois modelos:
1- Por ano (classe):

Cada ano se responsabiliza por um tema (comida, jogos, decoração, dança, etc)

2 - Por departamento:
Cada tema terá um departamento, as crianças deverão escolher em qual departamento preferem trabalhar. Particularmente prefiro este modelo, por ser mais rico, a dificuldade é ter que reservar um horário específico de trabalho para a escola inteira, uma vez que alunos de diversas classes trabalharão juntos.

Aguardem dicas para cada um dos temas!

+ Populares

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin