Google+

7 de jun. de 2008

Obesidade infantil: como trabalhar o tema com as crianças?

Tenho recebido muitas solicitações por e-mail de pedidos de projetos sobre obesidade infantil. A princípio respondi a cada um deles, mas como se trata de um assunto importante e que gerou interesse em muitas pessoas decidi criar esta postagem.

Para compreender a gravidade do problema sugiro que leiam o post Obesidade Infantil e todos os links que lá existem.

Meu projeto:
O projeto Crianças INforma, está dividido em duas fases. A primeira é uma palestra para caracterizar a doença e esclarecer todas as dúvidas onde são abordados: a epidemiologia, o que a escola tem a ver com o assunto, como a doença pode afetar o rendimento do aluno, riscos, tratamentos e discusão de propostas de intervenção na escola. A segunda é a implementação da proposta de intervenção, que pode ou não contar com minha consultoria.
Não existe uma receita de bolo para abordar o tema com
as crianças, tanto pela complexidade do assunto, quanto pela delicadeza do tema.
Não existe um projeto, existe o projeto que se adequa às características dos
alunos da sua escola, com sua realidade e que esteja de acôrdo com a
proposta pedagógica.

Se pretende caminhar sozinho aqui vão algumas dicas:

  • Informe-se sobre o assunto. Busque informações com profissionais e leia muito. O assunto é complexo, a literatura é ampla e existem muitas pesquisas sendo feitas. Mensalmente recebo novidades. O ideal é estar ligado à uma associação que lhe forneça essas informações.
  • Crie uma proposta de intervenção que seja factível, pois é necessário o envolvimento de toda a escola, incluindo pais de alunos. O desenvolvimento da proposta deve ser permanente.

  • Cuidado ao abordar o tema com as crianças. Os "gordinhos" já são alvo de discriminação e na tentativa de ajudá-los você pode piorar a situação. Além disso criar uma situação alarmante pode desencadear distúrbios de alimentação nas crianças/adolescentes que tenha pré disposição para tal.

Se preferirem conhecer melhor o projeto Crianças INforma, agende uma entrevista sem compromisso. O contato poderá ser feito pelo e-mail contato@fiqueinforma.com.

*imagem da campanha da agência
Nova S/B contra a Obesidade Infantil

Um comentário:

  1. Olá Denise!!! Realmente é bem delicado esse assunto, onde não só as crianças tem que se reeducar, mas também seus pais.A escola com certeza é uma boa mediadora com esse assunto.Tenho achado que as crianças precisam se mover mais,realmente ser levado mais a sério a prática de esportes( não só como passatempo ou livrando as pessoas das drogas),o movimento,as brincadeiras como forma de harmonizar o corpo.
    Beijos e boa noite. Adorei os posts anteriores.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin