Google+

2 de ago. de 2008

Jogos Olímpicos: além das aulas de Educação Física

Faltam poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim e uma idéia interessante e divertida é trabalhar o tema com as crianças. Além da óbvia participação da Educação Física, outras disciplinas podem aproveitar a oportunidade.

Linguagem: Explorar a existência de outros tipos de escrita e não apenas de lingugem oral. Os kanjis (caracteres chineses), são particularmente interessante pois se originam em desenhos. Pode ser sugerido para as crianças que criem um "alfabeto" diferente.

Matemática: Utilizar dados reais (e interessantes) para compreender cálculos estatísticos. Criar acompanhamento estatístico do quadro de medalhas.

História: Estudar a origem, evolução e significado dos jogos olímpicos, fazer o mesmo com algumas modalidades. Estudar sobre a China e seu contexto histórico.

Geografia: Estudar a China no que se refere a sua localização, cultura e política.

Ciências: Conhecer as mudanças que a prática esportiva promovem no corpo. Os efeitos da poluição na China. O que é dopping, questões éticas e de saúde.

Educação Artística: Pesquisa sobre mascotes olímpicos. Explorar o movimento, partes do corpo, o esporte, cerimônia de abertura.

Educação Física: Realizar as olimpíadas na escola com atividades competitivas não convencionais (corrida do saco, queimada, peteca).

Links interessantes:

Aguardem o próximo post com sugestões de brincadeiras para organizar as olimpíadas na sua escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin