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30 de set de 2008

Binquedos e brincadeiras: o estímulo certo para cada idade

O dia das crianças está chegando e com ele aquela dúvida... O que oferecer como presente para as crianças? É muito comum vermos pais que compram presentes baseados em suas expectativas e desejos não realizados. Um bom exemplo é o autorama para o menino de 1 ano, quem será que vai brincar? Ele ou o pai?
Uma imagem que ficou muito marcada para mim foi no natal de 1990. Meu filho mais velho, então com 2 anos, pediu de presente uma moto do batman. E eu realizei seu desejo, quer dizer o papai noel realizou... Ele ganhou um velotrol (vocês lembram o que é isso?) uma espécie de moto com pedais, do batman, é claro! Eu sempre quiz ter um e achei que ele ia adorar aquela moto enorme... E ele adorou... a caixa do brinquedo!!! Passou dias brincando de entrar e sair da caixa até ela ficar destruída!!!
Conhecer o que a criança é capaz de fazer em cada idade, saber a que tipo de estímulo o cérebro infantil está preparado para receber pode ajudar não só na escolha do brinquedo como orientar o tipo de brincadeira.
1 MÊS
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Agita as mãos fechadas, enxerga sem nitidez e apenas o que está a menos de 30 centímetros, responde aos sons de chocalhos, sente prazer ao ser acariciada.
COMO ESTIMULAR:
O principal estímulo é o toque. Isso a faz sentir-se protegida.

2 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Segue objetos com os olhos, esboça sorriso, começa a balbuciar, reconhece a voz da mãe e a procura.
COMO ESTIMULAR:
Instalar móbiles no berço para que o bebê possa acompanhar seus movimentos.

3 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Descobre as mãos e as leva à boca, movimenta braços e pernas de forma simultânea.
COMO ESTIMULAR:
Deixe a criança levar a mão à boca. Assim ela se interessará em pegar objetos. Ofereça mordedores e outros instrumentos de cores vibrantes.

4-5 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ:
4 meses - chora quando deixada sozinha por muito tempo, começa a reconhecer o pai, deixa de ser alimentada apenas com o leite.
5 meses - Percebe pessoas estranhas.
COMO ESTIMULAR:
Imitar sons da criança é uma forma de se comunicar com ela. Oferecer vários sucos de frutas desenvolve o paladar. A variação de alimentos também proporciona cheiros diferentes e estimula o olfato.

6-7 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ:
6 meses - começa a discriminar cores. Vira a cabeça para procurar um objeto, segura a mamadeira, começa a sentar sem apoio, dá arrancos na locomoção, balança o corpo. Os balbucios tomam forma de linguagem.
7 meses - Começa a engatinhar.
COMO ESTIMULAR:
Para incentivar a criança a sentar, a melhor posição é colocá-la de pernas bem abertas e com as mãos no meio. Brinquedos podem ser postos distantes da criança para que ela se sinta estimulada a ir buscá-los e começar a se arrastar. Outra forma de estímulo é o animal de estimação. Quando a criança observa o gato ou o cachorro andando pela casa, quer segui-lo. Evite a linguagem tatibitate. Use palavras simples e de maneira clara.
8 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Percebe que a mãe é uma pessoa separada dela e fica angustiada. Por isso chora à noite com mais freqüência. Começa a dizer “dá” e brinca com prazer.
COMO ESTIMULAR:
A mãe pode ir até o quarto do bebê e acalmá-lo com colo ou colocando uma música que ele goste. Assim, a mãe demonstra que está por perto. A presença da mãe pode ser substituída por um objeto (paninho, chupeta, ursinho) ao qual a criança tenha se afeiçoado e que é deixado no berço.

9 MESES – 1 ANO
O QUE A CRIANÇA FAZ:
9 meses - demonstra vontade de ficar em pé, bate palmas, brinca de esconder, responde ao próprio nome, entende o significado da palavra não.
10 meses - anda segurando em móveis, olha e acompanha figuras em livros.
11 meses - tenta andar sem apoio, segura a colher, aponta os objetos que deseja pegar, repete o sorriso com os outros.
1 ano - começa a andar, quer explorar a casa, consegue folhear um livro, faz riscos no papel, expressa as primeiras sílabas.
COMO ESTIMULAR:
Deixar objetos espalhados pela casa com os quais a criança possa brincar sem se machucar, como bolas. Oferecer livros com cores vivas.

2 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ:
consegue chutar bola, começa a treinar a representação de papéis e faz-de-conta.
COMO ESTIMULAR:
Contar histórias e incentivá-la a representar personagens. Se não tiver uma resposta pronta para alguma pergunta, pesquise em um livro. A criança será encorajada a fazer o mesmo no futuro. Para ajudá-la no raciocínio, em vez de pedir para que ela conte até nove, por exemplo, peça para ela juntar essa quantia de brinquedos.

3 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Começa a pedalar, consegue mais firmeza motora a ponto de poder segurar um lápis ou bater no tambor com a baqueta, compartilha as brincadeiras com os coleguinhas. Está pronta para começar a ser alfabetizada.
COMO ESTIMULAR:
Dê lápis e papel, facilite o contato com crianças da mesma idade para que a observação da maneira como os coleguinhas brincam possa enriquecer as suas próprias experiências.

4 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ:
O cérebro está completamente apto a aprender novos idiomas.
COMO ESTIMULAR:
Colocar a criança numa escola de idiomas.

5 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Já consegue lavar o rosto e tem maior coordenação motora. Aprende a se vestir sozinha.
COMO ESTIMULAR:
Boa hora para iniciar algum esporte como a natação ou incentivar a criança a vestir sua própria roupa. Pode-se fazer uma pré-seleção de peças para que ela escolha.

6 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Está em condições de fazer esportes coletivos e assumir algumas responsabilidades.
COMO ESTIMULAR:
Ter de cuidar de um animal de estimação é uma forma de a criança desenvolver, de maneira agradável e afetiva, a responsabilidade.

7 ANOS
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Consegue ler e escrever frases mais longas e já pode tentar assistir a filmes legendados.
COMO ESTIMULAR:
Levar a criança ao cinema e ajudá-la na leitura das legendas. Mostrar-lhe artigos de revistas e jornais e não parar de ler livros para ela. Apesar de saber ler, ela gosta da companhia dos pais.
fonte: Revista Istoé

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