Google+

20 de set. de 2008

Corridas e Revezamentos: parte I - O que é e Corrida de Obstáculos


Brincadeiras de correr são muito poulares entre as crianças, um eficiente meio para trabalhar o desenvolvimento da habilidade motora fundamental de locomoção, além de ser excelente para atingir outros objetivos da Educação Física Escolar. Vou apresentar duas brincadeiras de correr que fazem muito sucesso entre as crianças.



1 - O que é...?
Utilizei uma corrida de revezamento, também conhecida como estafeta, para familiarizar as crianças com materiais pertinentes às aulas de Educação Física e que seriam utilizados nas aulas posteriores.
Como a turma era grande, cerca de 35 alunos, dividi em quatro equipes para permitir que participassem o maior número de vezes possíveis. As crianças tinham entre 4 e 5 anos.
Material
  • corda
  • arco
  • bola de iniciação (borracha)
  • bola de tênis
  • peteca
  • raquete
  • cone
  • corda elástica

Objetivo:
Identificar os equipamentos mais utilizados nas aulas de Educação Física e suas possibilidades de uso. Executar habilidade motora fundamental de locomoção.
Atividade
Os matérias devem ficar dispostos em uma das extremidades do pátio, misturados.
As cordas elásticas marcarão caminhos para chegar até os objetos.
As crianças ficarão dispostas em colunas, na extremidade oposta das cordas.
O professor irá solicitar um objeto e a primeira criança da coluna deverá, seguindo o caminho da corda (caminhando), separá-lo em um local pré-determinado e retornar ao fim da coluna (correndo)
Ao término de cada “bateria” os caminhos serão modificados, aumentando a complexidade da tarefa.
  • Reto
  • Curvo
  • Cruzando
2- Corrida de obstáculosMaterial:
Tudo que possa servir como obstáculo a ser transposto, vale mesa, cadeira, cones, cordas, brinquedos de playground, arcos.
Objetivo:
Pode variar de acôrdo com os materiais disponíveis. Por exemplo, se você utilizar muitos objetos que exijam caminhar em local suspenso e estreito, seu objetivo poderá ser realizar tarefas em equilíbrio dinâmico. Se os objetos exigirem passar por baixo, seu objetivo poderá ser utilização da quadrupedia e assim por diante.
Atividade:
Distribuir os objetos em seqüência, criando um caminho a ser seguido. As crianças deverão seguir o caminho transpondo os objetos.
Variação1: O tempo de cada um poderá ser cronometrado, individual ou em grupo.
Variação 2: Poderá criar dois caminhos idêndicos, dividir as crianças em duas equipes. Vence a equipe que completar o caminho primeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin