Google+

29 de out. de 2008

Piscina a vista! Como promover a adaptação ao meio líquido?

Apesar de termos entrado na primavera há pouco tempo, os dias estão mais quentes e logo as idas à piscina se farão frequentes. Saber nadar mais do que uma simples habilidade, é questão de segurança e também sobrevivência. Mas como ensinar a nadar se a criança tem medo da água????
imagem: Playfield

Entenda por nadar a capacidade de manter-se e
deslocar-se, de forma eficiente, em meio líquido, sem apoiar qualquer
parte do corpo ou usar de qualquer tipo de material que auxilie na
tarefa.
1º passo: Utilize uma bacia, banheira ou piscina muito rasa


  1. Disponibilize diversos brinquedos, baldes, regadores, bichinhos de borracha, objetos que flutuam e outros que afundem;
  2. Permita que a criança brinque a vontade;
  3. Sugira que passe a mão molhada pelo rosto;
  4. Faça brincadeiras que espirre água (bater os pés, bater as mãos), nesse momento incentive a "bagunça", mas respeite e páre se for solicitado;
  5. Convide a criança a molhar a sua cabeça com um pouco de água que conseguir pegar com as mãos, peça para fazer o mesmo com ela (brinque dizendo que é a chuva ou o chuveirinho);
  6. Desafie-a a molhar o próprio cabelo usando um recipiente pequeno, um copo, vá aumentando, use regador infantil e depois um balde;
  7. Incentive-a a fazer "bolinhas" soprando a água (demonstre que só pode soprar - expiar- que não pode "chupar" a água - inspirar), no início apenas a boca vai tocar a água, aos poucos aumente o desafio até que ela consiga colocar todo o rosto.

2º passo: Utilize uma piscina mais funda, com água até a cintura da criança.

  1. Continue fazendo as brincadeiras e desafios anteriores;
  2. Sugira que se desloque andando/correndo na água (fique sempre por perto caso venha a escorregar), crie brincadeiras que favoreçam essa atividade.
  3. Se a criança já consegue colocar o rosto todo na água, jogue objetos grandes que afundem e peça para pegá-los no fundo, com a melhora da habilidade diminua o tamanho do objeto. Brincar de caça ao tesouro é um ótima idéia!
  4. Segure-a pelas mãos e faça deslizar na água de barriga para baixo, depois inverta, segure-a no colo e deslize de barriga para cima. Deixe bem claro que ela está firme e que você não irá soltá-la. JAMAIS DESCUMPRA ESSE COMBINADO, mesmo tendo certeza que a criança é capaz de realizar a tarefa sozinha, a confiança em quem ensina é fundamental!
  5. Incentive-a a pular da borda para dentro da piscina, comece sentado e depois peça para que salte em pé, esteja atento para segurá-la.

3º passo: Continue na piscina com água até a cintura da criança.

  1. Continue fazendo as brincadeiras e desafios anteriores;
  2. Se a criança já está mergulhando o rosto sem problemas, incentíve-a a abrir os olhos, use a caça ao tesouro como estratégia.Ensine-a a prestar atenção no que ocorre a sua volta, teste sua audição com tapas na água.
  3. Demonstre várias maneiras de flutuar, como uma bola (com o corpo todo encolhido), como uma estrela (com o corpo todo aberto), sempre de barriga para baixo, invente outras formas e peça para ela experimentar. Explique que ficará perto para ajudá-la a ficar em pé novamente e garanta que isso aconteça com rapidez!
  4. Incentive a permanecer mais tempo na posição, mantendo a respiração presa.
  5. Repita o mesmo processo de barriga para cima, mantenha as duas mãos segurando o corpo da criança, tire uma mão por vez, sempre avisando qual vai icar e qual vai tirar. Quando conseguir tirar as duas mantenha-se preparado para segurar a criança novamente sempre que for necessário.
  6. Quando ela dominra a flutuação, desafie-a a mudar de uma posição para a outra sem tocar no chão.
  7. Agora que ela já sabe flutuar, ensine a deslizar. Demonstre que apoiando os pés na borda da piscina e empurrando ela será capaz de se deslocar flutuando. Incentive-a a aumentar a distância percorrida, invente nomes para a brincadeira (foguetinho, tubarão)
  8. Quando ela dominar a técnica de deslizamento, ensine a propulsão com as pernas. Demonstre o movimento de "bater as pernas" e peça para que tente se deslocar assim (o foguetinho com motor ligado!).
  9. Aos poucos aumente a distância percorrida, até chegar em uma distância que será necessário respirar. Peça para que a criança tente flutuar para fazer a respiração e depois continue fazendo o foguetinho com motor.
  10. Demosntre o nado cachorrinho, sugira que tente fazê-lo aumentadom gradualmente a distância percorrida. Quando dominar a técnica, crie obstáculos na água para que seja obrigada a desviar.
  11. Aos poucos passe para a piscina funda. Pronto a criança está adaptada e já sabe nadar! Daqui para frente é só ensinar os estilos e aprimorar a técnica!!!
IMPORTANTE:
  • Nunca tente enganar a criança, os procedimentos devem ser claros, feitos com calma passando segurança;
  • Noções de segurança na piscina devem ser enfatizadas todo o tempo: não entrar na piscina sozinho (sempre acompanhado de um adulto), não correr na borda, não mergulhar de cabeça (até aprender a técnica correta), não tentar ajudar se alguém estiver se afogando (chamar um adulto), não segurar ninguém embaixo da água, não brincar de prender a respiração por muito tempo, usar filtro solar se a piscina for ao ar livre~, não usar roupas com componentes metálicos (zipper, botões)
  • Noções de higiene também devem ser ensinadas: não urinar ou defecar na piscina, passar por uma ducha antes de entrar na água, manter o exame dermatológico em dia, não entrar na piscina com qualquer tipo de ferimento, não assoar o nariz na água, preferencialmente fazer o uso da touca.




Um comentário:

  1. Olá,

    Eu me minha esposa, colocamos nosso filho de quatro meses em uma pequena piscina inflavel aqui em casa.

    Ele adorou, ficamos tão impressionados que até procuramos uma escola de natação para coloca-lo o quanto antes, mas nos recomendaram esperam mais uns e meses.

    Ahh.. me disseram também que para crianças bem pequenas pode se usar um balde bem grande e coloca-los dentro.

    Abs

    Levi Rodrigues
    www.good4kids.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin