Google+

11 de nov. de 2008

Brasil campeão de Asma na Infância

Dados de 1998 mostram que o Brasil lidera o ranking na América Latina com o maior número de doentes com até 15 anos. Mas o que é asma?
Trata-se de uma doença crônica com diversas causas que promove a dificuldade respiratória por irritação na mucosa dos brônquios.
O caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo, de 6 de novembro de 2008, divulgou dados do Ministério da Saúde que 17,7% dos casos de internações em 2006 ocorreram por causa de asma e 50% do casos eram de crianças até 10 anos. Contudo até os dois anos é difícil diagnosticar a asma, por isso foi feito um Estudo Internacional de Sibilância de Lactentes que determinou a prevalência da doença em bebês entre 12 e 15 meses. A presença de chiado nem sempre significa que a criança é asmática, pode ser resultado de uma gripe. De acordo com o médico pneumologista e professor do Departamento de Pediatria da PUC de Porto Alegre, a maioria das crianças que apresentam chiado nos dois ou três primeiros anos, fica livre dos sintomas até os sete. A confirmação do diagnóstico depende da evolução dos sintomas, da intensidade e freqüência das crises.
Cuidado com os maiores de 3 anos
A matéria do caderno equilíbrio chama a atenção para o subdiagnóstico. É comum que a falta de ar em repouso e o chiado no peito passem despercebidos ou acabam sendo interpretados como uma infecção respiratória ou falta de preparo físico, levando ao uso equivocado de medicamentos para a tosse.

Quer saber mais sobre asma? Então Leia:

Um comentário:

  1. Tem um selinho para você no meu blog.

    Abs
    Raquel

    http://devaneioseloucuras-raquel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin