Google+

1 de fev. de 2009

8 dicas para seu filho adorar frutas e legumes

É comum que as crianças não comam frutas e legumes e muitas vezes a culpa é dos adultos. Damos mal exemplo, não consumimos mas queremos que eles consumam ou oferecemos com um aspecto terrível.

Não esqueço da cena: meu filho mais novo, na época com uns
três anos, aos prantos à mesa com um prato contendo berinjela à frente. Quando
questionei o motivo do choro ele respondeu que a empregada tinha feito lesma e
queria que ele comesse! A berinjela estava cortada em tiras e refogada...

Os japoneses são excelentes na arte de fazer comer com os olhos e capricham muito nas refeições feitas para as crianças. Uma amostra pode ser vista no Blog Anna the red´s bento factory.

Aproveite as dicas do site bebe.com.br:

  1. A feira, ou até mesmo a quitanda da esquina, pode ser um bom programa. Mostre ao seu pequeno que há um mundo de cores muito além daquela mesa de balas presente nas festas infantis. Deixe tocar, pegar, pedir para você comprar isso ou aquilo. E, claro, peça ajuda por exemplo, para escolher os tomates mais bonitos.

  2. Capriche no colorido e nas formas. Deixe a comida bem colorida e crie formas divertidas para os legumes e verduras. Decore o prato de um jeito bem divertido.

  3. "Dar nomes divertidos aos pratos ajuda a chamar a atenção e a abrir o apetite". Você pode inventar nomes divertidos aos pratos que ele não gosta muito.

  4. O lanche também é uma oportunidade para comer verduras e legumes. O horário do lanche é uma boa oportunidade de fazê-lo comer verduras e legumes. Que tal oferecer um minicachorro-quente que, em vez de batata palha, tenha cenoura crua ralada? Ou um hambúrguer pequeno com folhas de alface?

  5. Nunca camufle os vegetais. É preciso fantasiar, sim, mas sempre jogando limpo à mesa. A velha sopa batida de legumes, por exemplo, pode fazer a criança comer tudinho e deixar sua consciência de adulto mais leve, no entanto ela, coitada, só experimentou o gosto da mistureba gostosa.

  6. Respeite os gostos da sua criança. Ok, se ela provou uma verdura e não gostou, prepare-a numa próxima refeição de maneira diferente em vez de desistir de primeira. "Se, mesmo assim, depois de testar receitas diferentes, a criança continuar dizendo que não gosta, aí respeite", diz Julliana Bonato. Seu filho tem o direito de adorar abóbora, mas detestar abobrinha

  7. Não fale "meu filho não come verdura nem legume" na frente dele. Aos 5 anos, ele não é bobo nem nada. Ao perceber que os pais, de certa maneira, entregaram os pontos, aí mesmo é que poderá recusar esses alimentos.

  8. Dê sempre o bom exemplo. Nada melhor para incentivar seus filhos é comendo junto com eles, pois em quase todas as suas atitudes eles se espelham em vocês.

Leia também:

2 comentários:

  1. Olha adorei o post!
    Muito interessante!
    Não tenho filhos verdadeiros, mas tenho meus pimpolhinhos na escola que não deixam de ser nossos filhinhos (quem é pró sabe!).
    Depois passa no meu blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá adorei o post!
    Não sou mãe de verdade, mas tenho meus pimpolhinhos na escola que não deixam de ser meus filhos (quem é pró sabe!).
    Depois passa no meu blog?
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin