Google+

15 de jan. de 2009

Projeto Carnaval

O canaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos.

Minha sugestão é bem simples com duração de uma semana. Poderá ser aprimorada se desenvolvida em um período maior de tempo ou pode-se escolher apenas um dia e desenvolver o tema profundamente.

1º Dia - Em uma roda de conversa perguntar para as crianças o que é o carnaval. Anotar sua impressões em um grande cartaz e pedir que façam desenhos sobre o tema.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio, vale a pena entrar nas questões relacionadas à origem e sua relação com a religião. Com os alunos da Educação Infantil podemos ficar apenas com os símbolos.

2º Dia - Trazer imagens do carnaval de diversas partes do Brasil e do mundo, discutir suas diferenças e semelhanças, comparar com as informações colhidas no dia anterior. O trabalho poderá ser enriquecido com os respectivos estilos musicais.

3º Dia - Construir material refente ao tema para a decoração da escola e uso das crianças. Máscaras, sombrinhas de frevo, instrumentos musicais

4º Dia - Confecção de fantasias, alegorias e adereços.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio, confeccionar apenas alegorias e adereços. Com os alunos da Educação Infantil incluir as fantasias.

5º Dia - Para a Educação Infantil: Festa com direito a confete, serpentina e muita música. As crianças deverão estar trajadas normalmente e irão utilizar as fantasias, alegorias e adereços confeccionadas por elas. Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio: Exposição com o material construído.
Leia também:

2 comentários:

  1. Amiga
    Meu parabéns por seu projeto é saudável e estimulante.Realmente temos que mostrar para a criança nossa cultura e a beleza do evento, ela têm que ter a mente sádia.
    Um grande abraço e muita luz para você

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise! Muito interessante seu trabalho! Principalmente entre os profs, do ensino fundamental, acho muito importante atentarmos para um bom desenvolvimento físico da criança, para que ela encontre até mesmo o equilíbrio emocional necessário. Já vi crianças com a aprendizagem prejudicada pelo fato de serem obesas, ao encontrarem o tratamento adequado, melhoraram em todos os aspectos em seu rendimento.
    Ótima dica sobre o carnaval!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin