Google+

23 de abr. de 2009

Dentista: a primeira consulta

Leia também...
Chupeta: 10 motivos para não usar
Mel pode fazer mal à bebês

A recomendação é que a consulta seja feita no primeiro ano de vida. É nessa época que os hábitos de amamentação, de higiene, alimentação e de sucção (chupeta ou dedo) são decisivos no aparecimento de cáries, problemas de gengiva e de mordida (oclusão).
O que esperar da primeira consulta?
  • Anamnese: Série de questões sobre a saúde e os hábitos da crianças.

  • Exame clínico: Inspeção visual com o objetivo de verificar o desenvolvimento dos dentes e buscar algum tipo de problema não apenas nos dentes, mas aquelas relacionadas à repiração, deglutição, mastigação e fala.

  • Profilaxia: Limpeza dos dentes onde pode ser usado um corante para mostrar aos pais onde a escovação não está sendo bem feita.

É bom deixar claro que nenhum procedimento dói. Eventuais choros e reclamações podem ocorrer em função da criança estranhar o ambiente. Por isso é importante o local esteja equipado para receber crianças com um ambiente alegre, com livros e brinquedos que auxiliem o profissional a despertar a atenção dos pequenos.

Evite que o primeiro contato com o dentista ocorra em situação de emergência, como em caso de quedas ou dentes cariados. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica!

Em tempo...
O profissional indicado para tratar os dentes de crianças é o ODONTOPEDIATRA

Um comentário:

  1. O problema de não dar chupeta (ortodôntica) é a criança começar a chupar o dedo! A chupeta a criança pode trocar com o papai noel, ou com o coelhinho da páscoa...o dedo, não...esta sempre alí, pronto para ser chupado e empurrando os dentes pra frente. E tem crianças q tem mais necessidade de sucção q outras, acho, por experiência com meus 2 filhos, o bico mais saudável... parabéns pelo blog. muito legal.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin