Google+

4 de mai. de 2009

Proteja seu filho contra a Gripe Suína

Leia também:

Mel pode fazer mal à bebês

Calendário de vacinação infantil

O que é a Gripe Suína? É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa entre humanos que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.

Sintomas

  • Febre,
  • Dores pelo corpo,
  • Cansaço
  • Tosse.

Os sintomas são idênticos ao de uma gripe comum, então como diferenciar? Através de um teste verifica-se se a gripe é causada pelo vírus INFLUENZA, esse teste é rápido e se der positivo o material é enviado para análise em laboratório especializado.

E daí? Porque esse tipo de gripe mata? Como se trata de um tipo de vírus novo (mutação), não encontra imunidade prévia. Sendo assim nosso corpo é pego de surpresa e não tem como se defender. Outro problema é que como o organismo fica debilitado, se expõe à outros tipos de infecção, como a pneumonia.


Como prevenir o contágio? Evita-se a gripe suína da mesma forma que qualquer outro tipo de gripe.

Como o contágio ocorre principalmente através de gotículas de saliva (espirro, tosse) é conveniente evitar ambientes fechados e com muitas pessoas. Lavar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto também são medidas que podem ajudar.


Evitar o contato com pessoas que estiveram em locais cujo casos de gripe suína são conhecidos, por um período de até 10 dias, tempo de incubação do vírus.

Como tratar? Um antiviral tem sido usado no tratamento, mas só apresenta efeitos qunado administrado até 48 horas após o aparecimento dos sintomas, portanto ao menor sinal é importante procurar por auxílio médico. Passado esse período só é possível usar medicamentos que tratam os sintomas e as doenças associadas e esperar pelo fim do ciclo.


Fonte: Zero Hora, Id Med

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin