Google+

21 de jun. de 2009

Valores para a convivência: Respeito

Em meio a tantos livros que possuo, encontrei um que estava esquecido: " Valores para a convivência" de Esteve Pujol i Pons e Inés Luz González. Ele trás lições importantes e é dirigido aos pais ou qualquer outra pessoa que tenha por objetivo educar crianças entre os 6 e os 12 anos. Por isso decidi postar algumas dessas lições, para que sejam sempre lembradas por nós, educadores.

O que quer dizer respeito?

A origem desta palavra vem do latim e significa "olhar ao redor", podemos então dizer quem respeita olha ao seu redor. Respeitar é agir sabendo que não estou sozinho

A sugestão dada para ensinar o significado de respeito para as crianças é utilizar imagens, metáforas. O exemplo dado é explicar que se ouvirmos música alta sozinhos não há problema, já se estamos dentro de um trem poderá incomodar as outras pessoas.

Os autores chamam a atenção para alguns pais que usam como desculpa para não ensinar as lições sobre respeito o fato de seus filhos serem muito pequenos e ainda não entenderem nada e reforçam que a partir do momento que exista alguém ao redor é preciso ensinar-lhes a ter respeito, ou seja, desde sempre!


Dentro de casa algumas condutas são toleradas e favorecem a falta de respeito:

Injustiça: quando não damos a cada um o que lhes é devido, as vezes sob a falsa desculpa de "não fazer deferenças"
Silêncio: quando não expressamos nossos pensamentos quando deveríamos fazÊ-lo.

Desigualdade: quando alguém acha que tem mais direitos do que os outros.

Falta de solidariedade: quando não compartilhamos idéias, responsabilidades, bens, tempo, preocupações, alegrias.

ATENÇÃO
Para ensinar lições de respeito é preciso respeitar...

  • Não leia o diário do seu filho.
  • Não abra suas correspondências.
  • Não olhe suas anotações pessoais.
  • Permita que fale ao telefone com privacidade.

Se você gostou e quiser comprar o livro Valores para a convivência, clique aqui

2 comentários:

  1. Olá! parabéns pelo blog!! já está add nos meus favoritos! esse livro parece ser mto interessante! :) tenho um blog com dicas culturais para cças.. passa lá! ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo post;ótimo assunto.Gostaria de compartilhar o que estou fazendo com minha filha neste sentido:ela tem 2a4m e todos se admiram como uma criança tão pequena emprega corretamente as palavras "por favor","muito obrigada","de nada" e "com licença".É simples,eu sempre falo,eu sou educada com ela e ela retribui.Nada mais forte que os exemplos que os pais dão.
    Sigo acompanhando este blog,adorei os temas,é bem legal.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin