Google+

19 de out. de 2009

Lutas na Educação Física


As aulas de Educação Física devem proporcionar o contato com os mais diversos tipos de movimento. Um bom currículo oferece além dos jogos, brincadeiras, habilidades motoras, condicionamento físico, esportes e dança, a luta.
Sim, luta! Aqui não chamo de artes marciais pois nem sempre há um professor especialista disponível, mas não é por isso que devemos deixar a luta de fora.
Há quem esteja perguntando: ensinar lutas não deixaria as crianças mais violentas? E eu afirmo, com toda a certeza, que quando bem trabalhado o efeito é justamente o oposto.
A violência está presente no dia a dia das crianças, nos desenhos animados, nos filmes, novelas, em alguns livros, na música e elas assimilam essa violência como fazem com todo o resto: reproduzem em suas brincadeiras.
Então, é isso que vamos ensinar, luta é diferente de briga, vamos ensinar às crianças jogos e brincadeiras de lutar. Sem violência, com regras. Um dos maiores, se não o maior legado das artes marciais é o respeito ao próximo, a disciplina e o respeito às regras sociais.
É importante como em qualquer outro tema a ser trabalhado fazer a fundamentação, discutir com as crianças sobre o tema. Questionar o que são Artes Marciais, quais que elas conhecem, se sabem as regras, etc.

O jogo que vou ensinar pode ser usado como parte da aula de educação física, ou ser a atividade principal quando o tema abordado for luta.

Desafio do círculo

Objetivo: Trabalhar equilíbrio

Desenhe no chão vários círculos do tamanho de bambolês (ou use bambolês), em número menor do que o de crianças.

Determine uma tarefa a ser cumprida, pode ser uma corrida, transpor um obstáculo, fazer exercícios de condicionamento, qualquer tarefa. Aqueles que forem acabando, escolhem um círculo e ficam dentro dele, com as mão para trás.
Quando todos os círculos estiverem cheios, o próximo que cumprir a tarefa, deverá escolher um círculo e desafiar seu ocupante.
O desafio consiste em tirá-lo de dentro do círculo sem o uso das mãos. O desafiante deve entrar no círculo, colocar as mãos para trás, como o desafiado e tentar tirá-lo do círculo usando apenas o peso do corpo, tentando desequilibrar o adversário. Perde quem pisar primeiro do lado de fora, que deverá cumprir novamente a tarefa e escolher alguém para desafiar.

3 comentários:

  1. Olá!!
    Passei pra conhecer o blog, e desejar boa tarde.
    bjss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  2. Saudações:

    Sou professor de ed. física municipal de Caxias do sul RS
    Gostei da brincadeira e vou ultiliza-la tanto em minhas aulas quanto na palestra de lutas na ed. fisica escolar que ministrarei para toda rede publica
    obrigado pela colaboração

    ResponderExcluir
  3. Respondendo para o Mateus

    Oi Mateus!

    Que legal! Depois passe por aqui e conte sua experiência com essa atividade.

    Um abraço

    Denise Carceroni

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin