Google+

15 de mar. de 2010

Lanche é "confiscado"na escola. O que você acha?


A Escola Carlitos, em São Paulo, proíbe o consumo de guloseimas e refrigerantes diante disso, quem leva esses tipos de alimentos, volta com a lancheira cheia e um bilhetinho para os pais lembrando as regras do colégio. A criança não passa fome, pois os colegas dividem seu lanche conforme relatou a coordenadora pedagógica da escola ao jornal O Estado de São Paulo.
Agora responda: O que você acha deste tipo de medida que está sendo usada no combate à obesidade infantil?

A obesidade infantil atinge no Brasil quase 15% das crianças, o mesmo índice que nos Estados Unidos. Sem dúvida é necessário tomar providências pois trata-se de uma doença crônica, considerada epidêmica pela OMS (organização Mundial da Saúde). O problema vai além das questões estéticas, que também são importantes para uma boa auto-estima, a obesidade trás com ela diabetes, taxas altas de colesterol, hipertensão e problemas cardíacos. Tudo isso em crianças??? Sim em crianças, que carregarão consigo essas patologias pelo resto da vida.
A questão é: será que proibir o consumo de guloseimas e refrigerantes no lanche da escola e até confiscá-los resolve alguma coisa? 
Existem outras escolas que tiveram a mesma iniciativa de proibição como a Stance Dual, também citada na matéria do Estadão. Em Natal (RN), uma lei municipal proíbe a venda de alimentos pouco saudáveis na escola, o que ocorre também em outras cidades.


Eu, assim como outros profissionais que trabalham com obesos, acredito que proibir não ajuda. Concordo com a endocrinologista Angela Spinola e Castro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que disse ao O Estado de São Paulo: "A escola não pode transferir para si um papel que não é dela. Se a criança vem de uma casa onde as pessoas comem sem restrição, não vai aceitar isso" . Ela acrescenta que é difícil proibir esses alimentos devido ao forte marketing e ainda corremos o risco de torná-los mais atrativos. Essa afirmação vai ao encontro das ações realizadas pelo governo do Reino Unido que parou de responsabilizar a propaganda pela epidemia e decidiu criar uma campanha para incentivar a mudança na dieta das crianças e o aumento na quantidade de atividade física. 


No post Obesidade Infantil faço um depoimento:
Quando eu era criança tomava refrigerante (normal, porque não existia ligth) e comia salgadinho frito ou hamburger, todos os dias no lanche escolar, fora o chocolate, balas e doces. E não fiquei obesa... Sorte? Genética? Nada disso! Eu chegava em casa e não tinha computador, nem video-game, nem TV a cabo, eu ia brincar no playground! Também não tinha miojo, nem comida processada para jantar, nem bolacha recheada aos montes... 


Os tempos mudaram e os hábitos também. Acho interessante a escola adotar iniciativas em prol de uma alimentação saudável, mas para isso é preciso envolver a família, pois o lanche é o menor dos problemas.
Na minha opinião a postura da escola deve ir além da simples proibição, proibir é fácil e não educa. Existem outros meios, mais trabalhosos, onde há chance de se obter bons resultados.

  • Alimentação/nutrição deve ser usado como tema transversal (A Escola Carlitos faz isso). A Educação alimentar deve permear disciplinas como ciências, biologia, matemática e educação física.
  • A venda de guloseimas na cantina pode e deve ser proibida. Aqui estão em jogo os valores da Escola e não os da Família do aluno.
  • Ao oferecer refeições (almoço, lanche), o cardápio deve ser elaborado por um Nutricionista. E a equipe que vai prepará-los deve receber treinamento.
  • A escola pode desenvolver uma proposta permanente de intervenção, com palestras para pais e professores, triagem e encaminhamento de alunos obesos e com sobrepeso para tratamento. Da mesma forma que o fazem com odontólogos, fonoaldiólogos e psicólogos, sempre que há necessidade. 
  • Criar um programa de atividade física específico que priorize a participação das crianças obesas e com sobrepeso que normalmente tem mais dificuldade para acompanhar as aulas de Educação Física e acabam ficando desestimuladas, alguma até criando aversão à prática de exercícios.
Estou esperando sua opinião sobre esse assunto. 
Participe!

8 comentários:

  1. em primeiro lugar não acredito que a escola tenha direito legal de confiscar lanches a menos que ponham em risco imediato a criança (álcool, drogas, facas). em segundo, não cabe à escola determinar, e sim educar o aluno (que bem convencido pode pressionar a familia) e a familia (que conquistada pode sim educar a criança).

    ResponderExcluir
  2. Eu acho uma medida válida.
    Desde que hajam também palestras conscientizando os pais e filhos a mudarem para uma alimentação saudável.
    Pois de que adiantaria proibir na escola e em casa comer desmedidamente?!
    Abraços
    Bom post

    ResponderExcluir
  3. André e Dani,

    Obrigada pela participação. As opiniões são diferentes e era justamente isso que eu queria, colocar em discussão essa atitude polêmica das escolas.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  4. é um ótima sugestão,já que em casa ás vezes é inevitável,aí entra a escola para educar,porém a família tem que participar.

    ResponderExcluir
  5. Eu apoio 100% este projeto. Como escrevi no meu blog, antigamente nós comíamos estas "besteiras" na escola, mas tínhamos uma educação alimentar melhor que hoje em dia que tudo é enlatado, congelado e com muitos conservantes.
    Mas hoje, principalmente em escolas públicas, algumas crianças tem sua melhor ou unica alimentação neste estabelecimento. E se elas tiverem acesso a este tipo de alimentação é claro que elas vão preferir.
    Por isso que acho que a escola e a familia tem que seguir juntas nesta luta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Concordo que proibir não educa, mas ajuda ... adoraria que na escola da minha filha fosse proibido. Ela não consome estas besteiras em casa, mas está sujeita a isso na escola, onde os amiguinhos levam e oferecem ... Os pais deviam ter o mínimo de consciência que escola é um ambiente coletivo e nem todas as crianças comem salgadinho e tomam refrigerante. Não mandar salgadinho e refrigerante no lanche das crianças seria, no mínimo, respeito ao próximo. Sem falar em respeito ao próprio filho ...

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sou professora (Educação Infantil) e concordo sim, com esta medida.
    Nas escolas em que eu trabalho também não é permitido guloseimas, salgadinhos e refrigerantes na hora do lanche. Isso fica claro já quando os pais veem conhecer a escola, novamente é lembrado na agenda, recados gerais, reuniões de pais, etc.
    O pai que envia este tipo de lanche, para mim, está burlando uma regra da escola, que é de conhecimento dele. Portanto, nada mais certo do que corrigir o ato.
    É claro que não deixaremos nenhuma criança passar fome no perído em que está na escola, usamos da prática de dividir o lanche com alguns amigos, e confesso que já precisei utilizar desta artimanha vária vezes (até mesmo mais de uma vez com uma mesma criança)
    Obrigada pelo espaço,
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então as escolas deveriam proibir aquilo que não faz bem e não proibir praticamente tudo. Uma criança com aleria a lactose ... O que ela deve fazer ??? Minha filha e assim e esta com 190 de colesterol . E mesmo assim a escola EMEB proíbo ela de levar alimento adequado !!!

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin