Google+

19 de mai. de 2010

Excursão: é hora de sair da escola

Excursão escolar é um momento mágico. Na noite anterior os pequenos nem dormem direito (na verdade os grandes também!) muitos preparativos, muitas expectativas...mas para que servem as excursões?

As excursões podem ser culturais, recreativas ou informativas. Todas elas aproximam o aluno do "mundo real", nesses passeios é possível conhecer e aplicar o que aprenderam na escola. Contribuem para a socialização e são agentes facilitadores da aprendizagem, podem estar relacionadas à conteúdos específicos ou podem ser interdisciplinares.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio as excursões devem ser bem planejadas e precisam respeitar e serem adequadas à faixa etária. É possível levar crianças de idades diferentes ao mesmo local, desde que a abordagem seja adequada e respeite a idade de cada turma.
Fiz dois projetos de Educação Física que terminaram com uma excursão. O primeiro foi com Esportes de Aventura, fomos à uma academia de escalada e o segundo foi O Movimento e o Circo e fomos ao espetáculo do Circo de Cuba. Ambos com crianças da Educação Infantil entre 3 e 5 anos, o resultado foi surpreendente.
Com que idade é hora de sair da escola?
No blog Educar e Cuidar, a Thelma postou Meu filho ainda não está pronto para sair sozinho, ela relata uma excursão em comemoração ao dia da criança, programada pela escola para crianças até dois anos. Eles sairiam as 7:30 e retornariam às 17:00, iriam de ônibus. O filho da Thelma não foi. Decisão acertada, na minha opinião.

Crianças pequenas podem fazer passeios, mas o mais adequado é irem até o parque, a praça do bairro e fazer um pic-nic, algo que consuma no máximo umas poucas horas. Além disso é preciso ter uma equipe bem grande para acompanhar.
Cuidar de uma criança em espaço aberto já é difícil, imagine muitas...
Fiz duas excursões com crianças pequenas (de 3 à 5 anos) que fiquei estressadíssima. Em uma delas fomos ao parque da Água Branca (São Paulo) e na outra ao Parque Prefeito Celso Daniel (Santo André). Em ambas o motivo da minha agonia era a possibilidade, real, de perdermos as crianças. Eram cerca de 50 crianças e aproximadamente 15 professores. Apesar da quantidade de adultos eu passei o tempo todo contando as crianças que estavam sob minha responsabilidade e torcendo para que os demais estivessem fazendo o mesmo. Fora isso tem aqueles que querem ir ao banheiro fora do programado, os que caem e se ralam, os que brigam, os que choram, os que querem colo pois estão cansados...
Crianças maiores já podem passar um pouco mais de tempo fora, passeios ao zoológico, à museus e fábricas são interessantes. Os adolecentes podem até passar mais de um dia, viajar, cidades históricas são uma boa pedida. - Não estou falando dos acampamentos, para esses farei um outro post, são viagens de excursão, mesmo.-

Cuidados

  • Certifique dos meios de transporte que serão utilizados, verifique na hora da saída se o ônibus ou a van possui cinto de segurança para todos. Oriente seu filho para usá-lo.
  • Peça à escola um roteiro, com hora da saída, chegada (incluindo as principais vias que serão utilizadas para o acesso), paradas programadas, almoço e lanche. 
  • Certifique-se da quantidade de professores/monitores por criança.
  • Peça panfletos, visite o site do local escolhido.
  • Vista roupas adequadas, preferencialmente o uniforme. Mesmo que esteja calor, mande um agasalho (nunca se sabe quando o tempo pode mudar). Coloque tênis, evite as sandálias.
  • Se seu filho for pequeno, envie mais uma muda de roupa.
  • Passe filtro solar antes de sair de casa, ainda que o tempo esteja nublado.
  • Peça o telefone do local da excursão e o telefone celular de um dos professores que estará acompanhando a turma.
  • Se seu filho for pequeno, faça um crachá de identificação e prenda-o na roupa com um mini alfinete de fraldas.
  • Certifique-se se a escola levará água para o trajeto ou se você deve providenciar.
  • Certifique-se que a escola providenciou um kit emergência, com caixa de primeiros socorros e material para higiene.
Bom passeio!

2 comentários:

  1. Muito bom informar sobre as excursões. Sabemos que devem ser bem planejadas e inseridas no contexto pedagógico e da realidade da turma. Mas infelizmente, nem toda escola faz isso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, Seu post chegou na certa pra mim! Amei suas palavras.
    Estou aprendendo muito com você!
    Bjs
    Túlia.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin