Google+

9 de ago. de 2010

Falta de higiene pode matar seu filho...

Na semana passada, no Blog do Pediatra em Casa, li um artigo que conta histórias reais sobre crianças que adoeceram, vítimas de um microorganismo. Nem todas com um final feliz.
Nesse post o Dr. André Bressan, usa as histórias para nos contar sobre uma bactéria conhecida como meningococo. Ela ataca o tecido neural de forma agressiva, na maioria dos casos, e é a responsável dentre outras doenças pela meningite meningocócica.
 E o mais importante: 
"Geralmente está presente no nariz e na garganta das pessoas e pode ser transmitida entre pessoas por saliva e secreção nasal."  
Aí é que entra a tal da falta de higiene, e esse é só um exemplo, há inúmeras doenças causadas pela ausências de hábitos mínimos de higiene. O médico diz que a intenção dele não é causar pânico, mas chamar a atenção para uma doença que mata, mas pode ser prevenida de forma extremamente simples:
  • Lavar as mãos
  • Evitar contato íntimo (em vários graus de intimidade possível, para todas as faixas etárias - e não estamos falando aqui de intimidade sexual)
  • Vacinação - para o tipo C em postos de saúde, para o tipo A em clínicas particulares (o tipo B ainda não tem vacina)
Além disso o Dr. André chama a atenção para alguns pontos que reproduzo aqui na íntegra:

  1. Está na época das meningites e das meningococcemias.
  2. Elas são prevenidas com um pouco de higiene.
  3. A maior parte delas pode ser previnida com VACINA !!!!!
  4. Nem toda petéquia é meningite, nem todo exame normal é besteira.
  5. Ao apresentar quadros muito rápidos, com prostração, febre alta (39,5C), dor de cabeça importante, vômitos, rigidez de nuca e manchas pelo corpo,procure um PRONTO-SOCORRO, não uma farmácia.
  6. Rigidez de nuca e dor na nuca são coisas completamente diferentes. Mas não se excluem.
  7. Se você souber que alguma criança ou adulto do convívio do seu filho (da escola, do prédio, da rua) está com meningite, procure o posto de saúdemais próximo para avaliar a necessidade ou não de profilaxia (dose de antibiótico que possa impedir a progressão de um possível quadro novo).
  8. Se seu filho está com uma dessas doenças, avise os pais das outras crianças e a escola/creche, para que cuidem dos seus próprios filhos também.
Clique aqui e leia o texto completo: Meningococscscscs... meningococ o quê?


Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin