Google+

11 de ago. de 2010

Puberdade precoce: meninas desenvolvem seios com 7 e 8 anos

Um estudo realizado no Centro Médico do hospital das Crianças em Cincinnati - Ohio - Estados Unidos mostra que meninas com 7 e 8 anos estão começando a desenvolver seios, sinal de puberdade precoce, conforme relata a matéria veiculada pelo site O Globo.

Uma das hipóteses para a antecipação da puberdade seria o aumento das taxas de obesidade, uma vez que a gordura é um dos fatores reguladores na produção de hormônio sexual. Outra possibilidade, ainda não comprovada, seria a exposição à elementos químicos.

Os sinais de puberdade precoce apareceram em 10,4% das meninas brancas, 23,4% das negras e 14,9% das hispânicas com 7 anos e subiu para 18,3%, 42,9% e 30,9%, respectivamente, aos 8 anos. O estudo não considerou a idade da menarca (primeira menstruação) que continua ocorrendo em sua maioria aos 12 ou 13 anos, segundo pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

A questão levantada é como isso irá afetar psico-socialmente essas meninas? Corpo de mulher e cabeça de criança, como irão lidar com os impulsos sexuais gerados pelos hormônios? Talvez esse seja mais um desafio que nós, pais, educadores, psicólogos e pediatras teremos que enfrentar daqui para frente.

Leia mais informações aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin