Google+

7 de set. de 2010

4 dicas para escovar os dentes das crianças

Existe maneira certa de escovar os dentes das crianças? A resposta é: não! De acordo com o Odontopediatra Gustavo Camilo do Nascimento Costa, do Blog do Tio Dentista, a técnica mais correta é aquela que você domina e consegue promover uma boa higienização da boca da criança.
Aqui vão 4 dicas dadas por ele no post: Existe maneira certa de escovar?

1- Use escovas adequadas para cada faixa etária:
Não é apelo comercial. Já ouvi pai e até mãe dizer que é bobagem (uns acham até frescura) comprar escovas infantis pra garotada. Como assim? Gente, vou repetir: boca de criança é diferente de boca de adulto. A começar pelo tamanho! Usar uma escova inadequada, além de não limpar direito, pode machucar a criança! O ideal é que seja de cerdas bem macias e de cabeça pequena, adequada para cada faixa etária. E quanto à pasta? Vai lá no outro post e dá uma olhada. Mas nada de lambrecar a escova toda! O equivalente a um grão de arroz está de bom tamanho!

2 - Comece a escovar desde cedo:
Não espere até que todos os dentes de leite estejam presentes para iniciar o hábito da escovação na criança. Nasceu o primeiro dentinho? Ótimo, apresente seu filho à escova de dentes! "Mas vou escovar um dente só?" O primeiro de muitos! E acredite, começar desde cedo ajuda a criança a se acostumar com o manuseio da boca, o que vai facilitar pra você e para o dentista dele mais tarde!

3- Procure um odontopediatra para lhe orientar:
Não importa se você escova os dentes do seu filho fazendo movimentos circulares ou de vai e vem com a escova (as famosas técnicas da "bolinha" e do "trenzinho"). O importante é que ela seja eficiente. E ninguém melhor do que o odontopediatra para avaliar e orientá-la para que seja ainda mais!

4 - Não deixe a escovação por conta única e exclusivamente da criança. 
Ela não tem coordenação suficiente para fazê-la de forma adequada. Portanto, se existe uma maneira correta de escovar o dente da criança é estar junto dela, orientando, participando, fazendo deste momento algo bem legal e prazeroso no dia a dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin