Google+

2 de nov. de 2010

Guia para a Alimentação de Crianças Até Dois Anos - Passo 6

Ofereça uma Alimentação Colorida: oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
Revendo Seus Conhecimentos

Os nutrientes estão distribuídos nos alimentos de forma variada. Os alimentos são classificados em grupos, de acordo com o nutriente que apresenta em maior quantidade. Alimentos que pertencem ao mesmo grupo podem ser fontes de diferentes nutrientes.

Exemplo: Grupo das frutas: o mamão é fonte de vitamina A e o caju é fonte de vitamina C.

Curso online de Alimentação do Bebê 

Todos os dias devem ser oferecidos alimentos de todos os grupos e variar os alimentos dentro de cada grupo. A oferta de diferentes alimentos, durante as refeições, como frutas e papas salgadas, vai garantir o suprimento de todos os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento normais.

As carnes e o fígado além de conter o ferro orgânico de alto aproveitamento biológico facilitam a absorção do ferro inorgânico contido nos vegetais e outros alimentos, mesmo que adicionadas em pequenas porções. O fígado é também uma excelente fonte de vitamina A.

O feijão e outras leguminosas também são importantes fontes de ferro inorgânico.

O que a Mãe Deve Saber
  • Oferecer duas frutas diferentes por dia, selecionando as frutas da estação, principalmente as ricas em vitamina A, como as amarelas ou alaranjadas.
  • Introduzir um alimento novo a cada dia;
  • Escolher um alimento de cada grupo da Pirâmide Alimentar Infantil para o preparo das papas salgadas, variando a escolha a cada refeição.
  • Sempre que possível, oferecer carne nas refeições.
  • Quando não for possível a presença da carne nas refeições, oferecer de 50 ml a 100 ml de suco de frutas ricas em vitamina C, logo após o término da ingestão alimentar, para facilitar a absorção do ferro inorgânico;
  • Oferecer os vegetais folhosos verde-escuros que são importantes fontes de ferro, associados a uma pequena porção de carne ou a alimentos ricos em vitamina C, para aumentar a absorção do ferro;

4 comentários:

  1. Realmente, um visual colorido chama a atenção, mas também tem o outro lado: o meu sobrinho, por exemplo, não come nada que tenha a cor branca, seja doce seja salgado.
    Um abraço,
    Adri

    ResponderExcluir
  2. um blog optimo.
    excelente este artigo.
    isto porque anda a procura de blogues que tenham algo referente as crianças.
    visite o meu
    http://projectosdpi.blogspot.com/

    critique/sugira, pois seria muito util para o meu projecto: saude, desporto e psicologia infantil.

    espero por si. e se possivel torne-se seguidor obrigada.

    ResponderExcluir
  3. ola!
    Aqui voltei!

    como vi que é professora de educação física, será possivel sugeri algumas actividades que as crianças (com 4 e 5 anos) possam fazer ??

    Beijinhos. espero a sua resposta.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo para Projecto SDPI

    Olá,

    Nas tags Jogos e Brincadeiras e Educação Física.
    Se quiser algo específico precisa me falar ao menos o tema ou o objetivo.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin