Google+

9 de fev. de 2011

Criança morre afogada em aula de natação. Negligência ou fatalidade?

Uma menina com pouco mais de 2 anos morreu afogada durante a aula de natação em uma escola em Brasília. A notícia veiculada no Jornal Hoje, além de chocar me instigou a iniciar a discussão.
A família fala em negligência, a escola em fatalidade, opinião compartilhada por mãe de aluno. Pelas circunstâncias há uma linha tênue que divide a situação.

O Colégio Dromos, escola particular de classe média alta, com duas unidades em Brasília, aparentemente possui uma boa infraestrutura, como pôde ser observado na matéria veiculada na televisão. Durante a aula haviam cinco adultos fazendo a supervisão para uma turma de oito alunos, incluindo profissionais especializados (imagino que de Educação Física) e salva-vidas. Pelo que foi relatado até agora a menina passou por um portão que divide a piscina grande, da pequena, onde ocorria a aula e só perceberam o que havia acontecido no final da aula, quando as crianças saiam da piscina.


Já trabalhei com natação, com crianças pequenas e posso afirmar com toda certeza, não é tarefa simples e a responsabilidade é enorme.
O que fiquei me perguntado, e que a polícia irá investigar, é como uma criança some do ambiente da aula, havendo uma proporção de menos de dois alunos por adulto e só dão conta do ocorrido no final da aula? E aqui não me refiro apenas à aula de natação, qualquer aula e também não considero se os adultos eram especialistas ou não, eram adultos que tinham naquele momento aquelas crianças sob sua responsabilidade.
O tempo e as investigações trarão respostas para essa questão.

Quando matriculamos nossas crianças em aulas de natação o pensamento é sempre o mesmo. Aprender a nadar o quanto antes para evitar o afogamento, mas diante de uma situação como essa, o que pensar?

Aqui vão algumas dicas do que observar na hora de escolher o local e os profissionais que irão ensinar seu filho a nadar:

  1. A piscina deve ser rasa o suficiente para a água bater na cintura da criança, para isso podem ser usadas plataformas próprias.
  2. O espaço disponível para as aulas devem ser pequenos. O suficiente para suprir as necessidades daquela turma, para aqueles que ainda não fazem deslocamento um metro quadrado por criança é mais do que suficiente.
  3. O professor deve ser graduado em Educação Física e ter experiência com criança e natação. Na página inicial do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é possível consultar os profissionais registrados pelo nome completo. Clique aqui para consultar.
  4. Em turmas de adaptação, de iniciantes ou com crianças pequenas é necessário a presença do professor dentro da água e de um auxiliar do lado de fora. 
  5. As crianças devem ser acompanhada por um adulto do vestiário até a piscina e vice-versa.
  6. O ideal é não ultrapassar 4 crianças por professor em turmas de adaptação ou com crianças muito pequenas.
  7. O professor nunca deve ficar de costas para a turma enquanto ensina.
  8. Mesmo com crianças pequenas, as regras de segurança devem ser ensinadas e sempre lembradas. Como exemplo temos: não entrar na piscina sem o professor, não correr em volta da piscina, não mergulhar de cabeça, manter-se próximo da borda quando o professor estiver ensinando à um colega.
  9. As crianças devem ser estimuladas a usar o banheiro antes do início, para evitar que saiam da piscina durante a aula. Se for necessário o uso do banheiro a criança deve ser acompanhada por um adulto.
  10. Brinquedos e acessórios usados na aula devem ser armazenados próximo à parte rasa da piscina e quando na água mantidos dentro do perímetro de segurança.
E você, o que acha? Negligêcia ou fatalidade? Deixe aqui sua opinião.

*****************************
Atualização 10/02/2010
Depois da publicação deste post, lendo sobre o assunto, a quantidade de crianças na aula subiu para 10.

Uma outra informação importante é que o CREF (Conselho Regional de Educação Física), está investigando se quem ministrava a aula era um profissional, um estagiário ou um leigo. Pela lei apenas professores graduados e registrado no conselho podem ministrar aulas que envolvam a prática de qualquer atividade física. Estagiários somente se estiverem acompanhados de um profissional e leigos nunca. Em 2010 a escola já havia sido autuada pois dois estagiários davam aula.

A família, em um ato nobre, fez a doação dos orgãos da menina.

9 comentários:

  1. Eu acho que foi mais a negligencia, pq mesmo que a criança tivesse saído de onde estava e ninguém tivesse percebido na hora, pelo menos antes do fim da aula, teriam notado a ausencia dela e ido atrás...Minha opinião!! Eu não sei nadar, tenho um filho de dois anos, e aos fins de semana vamos ao clube que somos sócios, tem 3 piscinas, uma para bebes, uma média pra crianças e menores e uma de adultos, eu fico com ele na piscina de crianças e ele usa boias, não o deixo sozinho um minuto...Estou até vendo uma escola de natação pra adultos, pra aprender e poder ajuda-lo a aprender também, mas mesmo o colocando na aula, sempre irei acompanhar, ninguém cuida dos filhos melhor que os pais. daqui a algum tempo essas pessoas envolvidas irão esquecer o que houve, somente o pai e a mãe carregarão pra sempre a dor, é muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo para a Janete

    Oi Janete!

    Obrigada por deixar sua opinião!
    É bom mesmo que você aprenda a nadar, além dos motivos óbvios, poderá passar mais segurança para seu filho.
    Com criança pequena é isso mesmo que você disse, não dá para desgrudar os olhos, mesmo seu filho usando bóia pode se acidentar.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  3. Quando eu vi a matéria no jornal fiquei abismada!
    Eu acho que é negligência sim!
    Eu sou professora de educação infantil e sempre acompanhava minha crianças na aula de natação. Realmente não é fácil! Mas, ainda que fosse apenas um adulto para oito crianças, como pode esse adulto (professor) não perceber a falta de um aluno!
    Eu nunca deixei aluno nenhum para trás!
    Muitas escolas e profissionais vêem os alunos como números e eles são com certeza muito mais do que isso. São pessoas, são filhos, são netos, sobrinhos...
    São alunos!

    Aproveito o espaço para convidá-la a conhecer o blog que eu criei (novinho!):
    http://passeadoeviajandoemfamilia.blogspot.com

    Lívia.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo para a Li

    Oi Li,

    Obrigada por deixar a sua opinião!
    Pois é, situação difícil, ainda que fossem tratados como números, era só contar, né?!

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  5. Queridaaaa, me ajuda? rsrs... Tem uma enquete la no blog? Será que poderia votar por favor?? Obrigadaa... Beijossss.

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida!

    Quando vi a notícia fiquei muito sentida, porque imagino a dor dos pais. Acho que houve um tanto de sensacionalismo na forma de abordar o tema, já que entre ficar dando explicações pros pais que estavam por perto e agir em prol da tentativa de salvamento, pensaram na segunda opção - o que considero certo. Um boato não ajudaria em nada, só levaria a mais gente se juntar na escola e atrapalhar!

    Adorei as dicas e acho que soubeste abordar o tema com sensibilidade e responsabilidade.

    Beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  7. Respondendo para a Ingrid

    Oi Ingrid!

    Que bom que tenha gostado das dicas, espero que sejam úteis!

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  8. Minha bebê vai a aulas de natação. Mas em nosso clube é obrigatório a presença da mãe ou pai durante as aulas ou qualquer outra atividade.

    É uma situação difícil de opinar mas penso que quando as crianças são pequenas nunca devemos deixa-las sob a tutela de outras pessoas, mesmo que sejam treinadas e especialistas. A Natação envolve alguns perigos e toda criança é naturalmente curiosa.

    Ótimo post!

    Com carinho,
    Adelle 'Isha Shiri'

    ResponderExcluir
  9. Respondendo para Isha Shiri

    Oi Isha!

    Geralmente em clubes e escolas de natação, nas turmas com bebês e crianças muito pequenas pais ou responsáveis participam das aulas. Nas escolas é mais complicado por estarem em horário de aula.
    Obrigada por participar!

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin