Google+

21 de jun de 2011

Projeto Educação Física: O circo - aula 3

Na aula 1 exploramos a temática "O circo e o corpo" e na aula 2 "O circo, o corpo e implementos.

Aula 3 - O circo, o corpo e implementos - continuação

Objetivo
Retomar o que foi trabalhado nas aulas anteriores. Utilização de pequenos e grandes materiais para realizar movimentos que podem ser feitos no circo. Trabalhar as habilidades motoras básicas de locomoção, estabilização e manipulação.

Estratégia
Roda de conversa, utilização de pequenos e grandes materiais.

Materiais
Bolas de iniciação pequenas (borracha), arco (bambolê), banco sueco, trave baixa, colchões, steps, cones, bastões e plintos.

Conteúdo

5' Conversa inicial sobre os combinados e a temática "o circo".

50' Prática
Viagem de ônibus até o circo. Escolher o motorista, todos se sentam em coluna (um atrás do outro) fazem curvas, freiam etc.
Chegando ao circo as atividades serão divididas em estações:

  1. Colocar os steps formando um quadrado, os alunos deverão quicar a bola enquanto caminham sobre os steps.
  2. Colocar cones sobre o banco sueco que deve ser atravessado pelos alunos transpondo os obstáculos.
  3. Saltar do plinto sobre um alvo feito com arcos.
  4. Caminhar na trave baixa transpondo vários obstáculos.
5' Conversa final

Considerações

As crianças são divididas em quatro grupos que devem rodar as estações. Para deixar a aula mais dinâmica programe pelo menos duas passagens por cada estação. O registro feito ao término da aula foi em forma de desenho com giz de cera. Algumas crianças conseguiram reproduzir parte do conteúdo, escolhi alguns para ilustrar.
Ao término de cada aula todos os desenho ficavam expostos em um mural com uma breve explicação sobre o conteúdo desenvolvido.


Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin