Google+

13 de jun. de 2011

Promoção Camiseta Viajante Omo: Desafio e contato com a natureza promovem o desenvolvimento infantil

Atividade interessante realizada pelo OMO na Promoção Camiseta Viajante

Brincadeiras e atividades que estimulem as crianças a superar desafios e desbravar a natureza são importantes aliados para o desenvolvimento infantil. Dados da pesquisa de Omo ‘Tente Algo Novo’, que entrevistou 800 crianças de quatro países (Brasil, Argentina, França e Reino Unido), mostram que as crianças sentem-se indestrutíveis ao experimentar desafios novos e as emoções positivas dominam essas experiências: 63% das crianças dizem que quando vão além e provam algo novo sentem-se mais felizes.

Com base nos resultados da pesquisa, Omo desenvolveu a Promoção Camiseta Viajante Omo, com o objetivo de fazer com que uma única camiseta viaje por todo o país desafiando crianças de diferentes regiões a experimentarem brincadeiras novas e desafiadoras. A primeira parada da camiseta viajante foi em Curitiba (PR), onde o primeiro vencedor indicou sua neta que, com cinco amigos, participou da atividade Ossos de Dinossauro da arena itinerante da Promoção. O desafio foi brincar de arqueólogo por um dia e escavar ossos de dinossauro em uma grande área arqueológica simulada para, em seguida, montar a estrutura a partir de um esqueleto gigante localizado no centro da arena.


Segundo Paula Lopes, gerente de marketing de OMO, o objetivo foi trabalhar os estímulos físicos e sensoriais das crianças, além de trabalhar situações de desafios e brincadeiras ao ar livre, seguindo os resultados do estudo, que relata que as crianças anseiam cada vez mais brincadeiras fora de casa, com 31% das entrevistadas citando “estar ao ar livre” e “viajar a terras distantes” como atividades que sonhavam em fazer.

Para Marilena Flores Martins, presidente da Associação Brasileira pelo Direto de Brincar (IPA Brasil), ao brincar em contato com elementos da natureza, as crianças beneficiam-se dos atributos de espontaneidade, autocontrole, imprevisibilidade, falta de propósito e controle pessoal. “O livre brincar, sobretudo com elementos naturais, possuem esse diferencial, pois trazem o fator surpresa da recreação. À medida que a criança precisa desenterrar peças para montar um brinquedo, ela já está convivendo com a imprevisibilidade e com características antes desconhecidas por ela mesma”, ressalta.

Outro ponto bastante relevante citado pela especialista com relação ao livre brincar, seja no meio ambiente, dentro do quintal da casa ou no parquinho da escola, é o incentivo à coordenação viso-motora (mão-olhos), psicomotora e aos estímulos táteis e visuais. “Só o fato da criança pegar na terra, sentir a sua textura, o seu cheiro e poder, dali, inventar uma brincadeira nova, já permite desenvolver a sua percepção sobre o meio ambiente. No caso da arena dos dinossauros, isso é mais reforçado pelo fato das crianças estarem inseridas em um tema que é ensinado dentro da escola, nas aulas de ciência. Isso favorece o aprendizado sobre o mundo e sobre a natureza”, completa.

Além da influência nas habilidades e no comportamento infantil, o livre brincar oferece ainda benefícios físicos às crianças por exigir equilíbrio ou mesmo uma correção postural pelos diferentes impactos que recebem do solo em determinada atividade, contribuindo para refinar a percepção de seu corpo. “Atualmente não é dada essa possibilidade do brincar com esforço físico. Paralelamente, observamos de forma alarmante o aumento do número de crianças obesas, já sofrendo os malefícios de sedentarismo de forma precoce. Esse é um tema delicado que merece a nossa atenção e pode ser amenizado, senão resolvido, por práticas simples como esta incentivada pela promoção”, finaliza.

Ações como estas ligadas à importância do brincar em contato com o ar livre e com a natureza fazem parte do conjunto de pesquisas nacionais e globais de Omo sobre o tema do desenvolvimento infantil.

As atividades da Camiseta Viajante serão realizadas ainda em mais quatro cidades brasileiras, uma em cada região do Brasil ainda não contemplada, sempre com o objetivo de proporcionar desafios com aprendizados para as crianças. Para conhecer um pouco mais sobre a ação e ver a “captura” dos ossos de dinossauros, basta acessar: www.camisetaviajante.com.br

2 comentários:

  1. Aaahh cheguei aqui pelo blog da Vany:
    http://vanypaulino.blogspot.com
    E já tô ficando!

    Mas te digo o seu link ta com endereço .com e tá dando erro!

    Altere para .com.br na caixinha para que assim mais pessoas possam te visitar

    Bjs
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Respondendo para a Alessandra

    Oi Alessandra!

    Obrigada pela visita e pelo aviso. Vou verificar!

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin