Google+

18 de out de 2011

Brinquedoteca: criando o lugar de brincar

Em uma das escolas que fiz estágio haviam espaços específicos destinados ao faz de conta, todos os brinquedos ficavam ali, uma área para fantasias, outra para casinha, uma porta de saída para o parque.  A brinquedoteca é um espaço mágico, onde tudo pode acontecer!

A Revista Escola fez uma planta de uma brinquedoteca modelo e trago ela aqui para vocês. Que preferir pode ir direto no site da Nova Escola.

  1. Fantasia - Deixe o canto semelhante ao camarim de teatro. Fantasias de super=herói, de princesas, algumas roupas, maquiagem, chapéus.
  2. Consultório - Maca, bonecos para serem os pacientes, mesa do médico, com estetoscópio e outros acessórios.
  3. Artes - Teatro de fatoches, papel, lápis, cola, tinta, sucata. Não esqueça de um armário para manter tudo organizado.
  4. Casinha - Mobília de cozinha, panelinhas, mesa de jantar, berço da boneca e até móveis de sala. Tudo do tamanho das crianças.
  5. Mercado - Prateleiras com os produtos e uma mesa para o caixa, são suficientes para a brincadeira rolar. Você pode deixar dinheiro de mentirinha também!
  6. Leitura - Estante com livros, pufes e almofadas.
  7. Jardim - Brinquedos de play-ground, velocípedes, bolas, cordas, arcos, mangueira de água e bacias para os dias mais quentes. Se tiver areia, brinquedos de praia.

Geralmente a brinquedoteca é encontrada em escolas, mas dá para criar um espaço assim, em casa também!
Eu criei uma brinquedoteca para minha enteada. Ela não mora conosco, mas vem regularmente passar o dia aqui. Os brinquedos eram muitos e tornou-se necessário criar um espaço para que percebesse que a casa é dela também. Temos um mezanino e como ela era loca pelas Princesas Disney, batizamos de "Torre da Princesa".

O espaço é pequeno, mas tem uma cozinha, com muitas panelinhas e pratinhos, um sofá que vira cama, uma estante com livros, material para desenho e massinha de modelar, um cesto repleto de bonecas. Na estante ficam também a maquiagem e acessórios para cabelo. O espaço foi decorado com uma faixinha das Princesas.
Agora ela já é uma mocinha, está com 8 anos, e esse espaço criado quando tinha 4 anos passará por uma modificação. Aguardem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin