Google+

7 de out. de 2011

A importância da criança na preservação do meio ambiente

A preservação do meio ambiente é um tema importante na formação das nossas crianças e ao contrário do que se pode imaginar elas tem bastante consciência disso.


Uma pesquisa realizada em 2009, em 11 países, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Reino Unido, França, Turquia, Índia, Tailândia, China, Vietnã e Sul África, intitulada "Crianças e Natureza" (Children and Nature) apontou resultados interessantes.
As crianças intuitivamente compreendem por que a natureza é importante e dizem inclusive que "a natureza é uma boa sala de aula”, “podemos aprender conhecimentos que não podemos conseguir a partir de livros" e, também "aprendo mais convivendo com a natureza do que apenas sentado na frente da TV” e “posso me divertir mais ao ar livre também”.
Esse estudo foi encomendado pela marca OMO à StrategyOne, consultoria para pesquisas aplicadas e contou com a colaboração do Dr. Jerome e Dra. Dorothy Singer, da Universidade de Yale. Foram 2233 entrevistas por telefone ou pessoalmente com mães de crianças com idade entre 8 e 12 anos. 200 entrevistas domiciliares foram realizadas por país.

Aqui vão alguns achados importantes:
  • 93% das crianças gostariam de mais oportunidades de aprender sobre como proteger a natureza e o meio ambiente;
  • 71% delas são quem introduzem o tema para os pais;
  • 66% das mães entrevistadas acreditam que o desenvolvimento de seus filhos será afetado negativamente se não conseguirem uma oportunidade para apreciar a natureza;
  • 71% delas têm sentimento de culpa de não ajudar seus filhos a brincar mais na natureza;
  • 58% das mães acredita que, se tivesse uma hora extra por dia, seu filho preferiria brincar dentro de casa, mas 46% das crianças afirmam que prefeririam passar essa hora extra ao ar livre;
  • Apenas 31% das mães passam tempo na natureza ou ao ar livre com suas crianças;
  • 78% das crianças desejam que seus pais sejam mais sérios sobre o assunto “cuidado com o meio ambiente”;
  • 86% das crianças e 88% das mães acreditam que elas podem trabalhar juntas para fazer a diferença para o meio ambiente.
A principal conclusão a que chegaram os pesquisadores foi que existe a necessidade tanto de pais como de crianças de ter mais oportunidades para interagir com a natureza e aprender por médio das experiências com ela. 

Um comentário:

  1. Devemos educar nossa crianças com os grandes temas da vida em nossa aulas, e a educação ambiental é uma delas. Desenvolvi um projeto de brinquedos com reciclagem na minha escola e obtive uma resposta muito satisfatória dos meus alunos. Para conhecer mais visite:
    http://escoludica.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin