Google+

9 de abr. de 2012

Crianças acima do peso têm mais dificuldade de praticar exercício físico

Ontem o Fantástico exibiu o segundo capítulo do Medidinha Certa, que nos mesmos moldes do quadro feito com adultos, ataca quem está acima do peso e ensina a mudar hábitos, desta vez com crianças.


Vale a pena acompanhar as dicas dadas pelo Prof. Márcio Atalla, que fixou as novas regras para mudança de hábito na porta da geladeira. Elas variam de acordo com os maus hábitos de cada criança, como levar lanche de casa para a escola, refrigerante só uma vez por semana, comer menos no almoço e no jantar etc, mas a regra principal é:
“Aqui ninguém vai fazer dieta. A gente vai fazer escolhas inteligentes”
Um dos pontos altos do quadro foi a pesquisa feita no Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física da USP que explica porque as crianças com mais peso têm mais dificuldades de praticar exercícios físicos. Foram feitos testes usando um equipamento chamado plataforma de força que mede o "impacto" dos exercícios no corpo da criança e o resultado mostra que quanto mais pesado mais as articulações sofrem. Posso dizer com certeza absoluta que a afirmação é verdadeira, estudei nessa faculdade, fui aluna do coordenador desse laboratório, conheço o equipamento usado e o tipo de teste.
Na matéria, o Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão, um dos grandes nomes da Biomecânica no Brasil e coordenador do laboratório fala sobre o menino mais gordinho e a dificuldade em fazer o exercício.
"Não é que ele seja preguiçoso, ele não consegue de fato manter aquilo por muito tempo"
Se você não assistiu ao quadro Medidinha Certa, vale a pena assistir ao vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin