Google+

14 de mai de 2012

Impondo limites para as crianças

Impor limites para as crianças é fundamental para que se tornem adultos equilibrados. A matéria especial do Dia das Mães do Fantástico de ontem, tratou exatamente sobre esse assunto, trouxe trechos de um documentário sobre as rigorosas mães-tigres chinesas (clique aqui para ler).
As mães chinesas não têm dúvida: o caminho para o sucesso começa muito cedo, com disciplina rígida, muitas horas de estudo e cobrança por resultados excelentes todo santo dia.

Diferenças culturais 

Em um primeiro momento as atitudes dessas mães chinesas soam como exagero para nós ocidentais, mas é preciso considerar as diferenças culturais.
Vivi durante quase quatro anos no Japão, onde a criação das crianças não é muito diferente das chinesas, um pouco menos rígida, eu diria, mas ainda assim extremamente exigente. Nessa época meu filho mais velho frequentava uma pré-escola e ser uma mãe rígida era condição essencial para que meu filho não fosse discriminado na escola.
Além disso estamos falando de sociedades meritocratas, bem diferente da nossa realidade.

Rotina

No Brasil, o que percebo, cada vez mais são crianças sem limites. Que fazem o que querem, a hora que querem, como querem. Educar dá trabalho, exige tempo, boa vontade e principalmente paciência.
Tenho exemplos na família de crianças que foram criadas sem limites, que se tornaram adultos sem perspectiva, acomodados e que hoje criam seus filhos da mesma forma.
Não precisamos criar nossos filhos como as mães-tigres, mesmo porque vivemos em uma sociedade muito diferente da que elas vivem. 
Não existe receita, o segredo está em não cometer exageros, nem rígido demais, nem solto demais, mas crianças precisam de rotina. A rotina é importante para que cresçam e se tornem adultos organizados.
Criando uma rotina as crianças saberão que devem escovar os dentes e guardar os brinquedos no fim da brincadeira, por exemplo.

Organizando a rotina do seu filho

Use calendário ao invés de agenda
Crianças, principalmente as em idade pré-escolar, tem dificuldade em entender a passagem do tempo. Fixar um calendário daqueles quadriculados, com um quadradinho para cada dia do mês, na parede do quarto ajuda bastante, pois torna concreto algo que é abstrato. Pinte os fins de semana de cores diferentes, use adesivos para marcar compromissos como aulas de natação, ida ao dentista etc. Incentive a todo dia à noite, riscar o dia que se foi.

Crie um planejamento semanal
Use uma cartolina para criar um planejamento semanal. Divida em sete colunas e faça as linhas da hora que acorda até a hora de dormir. Anote ali todas as tarefas do dia, incluindo, horário do banho, de ver TV, de almoçar e ensine à criança a seguir esse planejamento. Para as menores use desenhos. Não esqueça de deixar horários livres, ao contrário do que pensam as mães chinesas, criança precisa brincar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin