Google+

22 de mar. de 2013

Editora FTD aposta em conteúdo multimídia interativo


Neste ano, no início das aulas, uma série de novidades realmente empolgantes chegaram às escolas. Junto com os livros didáticos, a Editora FTD apresenta novas ferramentas e objetos educacionais digitais acessados na Internet. Com esses recursos em mãos os professores terão toda facilidade para introduzir em suas aulas as dinâmicas que têm envolvido tão intensamente as crianças e jovens em seu dia a dia, com o uso dos tablets, smartphones e computadores.

As coleções da Editora FTD contam agora com uma série de conteúdos multimídia interativos, como vídeos, infográficos animados, simulações, realidade aumentada e jogos educativos, que contribuem para a inovação pedagógica, flexibilizando as estratégias de ensino, tornando a aprendizagem mais lúdica e descontraída, e reaproximando alunos e professores.

“A escola quer mudar, o professor quer mudar! Querem fazer o melhor para envolver e desenvolver seus alunos. Mas é preciso admitir que essa tarefa não é nada fácil em um mundo repleto de oportunidades estimulantes e desafiadoras para as crianças e jovens. A FTD com todas as suas equipes e longa experiência com a Educação no Brasil está empenhada em ajudar a Escola e o professor ter sucesso em suas iniciativas. Nosso compromisso é traduzir esse mundo de novidades digitais que surge a cada dia em oportunidades pedagógicas ao alcance do professor”, afirma o Gerente de Inovação e Novas Mídias, Fernando Fonseca.

O aluno ganha ao contar com um material que fala a sua linguagem, que enriquece suas experiências, que amplia o universo que pode ser explorado e provoca sua curiosidade. São centenas de novos materiais voltados ao Ensino Fundamental e Médio, contemplando todas as disciplinas. Os professores, além de receber esse extenso material para aprimorar sua metodologia de ensino, contam ainda com ferramentas que oferecem facilidades para a qualidade do seu trabalho: Planejador de Aulas, Gerenciador de Atividades, Simulados e Provas, e Acervo de Links, assim como sugestões de plano de curso e projetos de formação e atualização pedagógica.

Tanto o conteúdo multimídia quanto as ferramentas para o professor estão disponibilizados no Ambiente FTD Digital na Internet. Se preferir, ou quando não houver conexão disponível, o professor ou o aluno podem utilizar o conteúdo off line. Para isso, devem fazer o download dos materiais, através dos sistemas operacionais Linux, Windows ou MAC OS. Há, ainda, na Apple Store ou Google Play, versões para tablets ou smartphones.

Painel de Controle das atividades

Objetos digitais disponívels nas coleções FTD
  • Audiovisuais: vídeos e animações apresentadas de maneira clara e estimulante.
  • Jogos educativos: desafios lúdicos e altamente interativos que trabalham de forma integrada as competências e conhecimentos dos alunos.
  • Simulações: dinâmicas que envolvem o aluno com a experimentação e a verificação de hipóteses e relações de causa e efeito de fenômenos da natureza.
  • Infográficos animados: mapas, ilustrações, tipografia, fotos, animações, linhas do tempo, dispostos de forma a provocar a exploração sistemática de informações.
  • Realidade aumentada: imagens 3D realísticas podem ser exploradas apontando a câmara fotográfica do tablet ou do smartphone para imagens impressas nos livros, mostrando o funcionamento de uma colmeia, célula, vírus, placas tectônicas etc.
  • Gestor de Atividades, Simulados e Provas (exclusivo para professores): a partir de um banco de dados com mais de 10 mil questões, incluindo os principais vestibulares e o Enem, o professor pode selecionar perguntas, ter acesso às resoluções e outras informações, para a produção de uma proposta de atividade em sua aula ou fora dela, ou mesmo de simulados e provas.
  • Capacitação de professores – cursos autoinstrucionais, divididos por nível de ensino, com temas e soluções práticas para serem aplicadas no dia a dia da sala de aula. São videos com depoimentos e análises de professores e especialistas, textos e orientações de estudo. Para professores do Fundamental I, a série destaca as principais dificuldades pedagógicas nos cincos anos de escolarização e as formas de superá-las. No Fundamental II o enfoque são os impactos das tecnologias e as características cognitivas e emocionais das novas gerações. Já para o Ensino Médio, o material é voltado a temas de maior interesse para os jovens, dando dicas aos professores de como orientá-los nessa nova fase de inserção na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin