Google+

15 de ago. de 2013

Prêmio Construindo a Nação - inscrições abertas

O “Prêmio Construindo a Nação” é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que tem por objetivo reconhecer e difundir ações de cunho social realizadas por escolas da iniciativa privada e da rede pública e seus alunos.

Realizado pelo 13° ano consecutivo, o “Prêmio Construindo a Nação” recebe inscrições de projetos de cidadania realizados em escolas de todo o Brasil, nas seguintes categorias: Ensino Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio, EJA, Ensino Técnico, e Iniciativas Publicam e Privadas, e está implantado em todos os estados da federação.
As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas pelo site www.institutocidadania.org.br ou construindo@institutocidadania.org.br, até 07 de setembro de 2013.
Prêmio Construindo a Nação

Todos os projetos respeitam o princípio de melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas, dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, abrangendo temáticas sociais tais como: educativas, culturais, de saúde,, trabalho, inclusão social , preservação ambiental, sustentabilidade, entre outros, que possam ser beneficiados pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.

O “Prêmio Construindo a Nação” também valoriza o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimula os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola, preparando-os para a vida do País, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades, e ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que, inicialmente, sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.

Ao todo, 26 estados brasileiros participam do “Prêmio Construindo a Nação”. Desde a primeira edição, 7.126 escolas inscreveram seus projetos, e uma média 5.7150.000 de jovens ao todo estiveram envolvidos durante as edições.

A iniciativa do Instituto tem como parceiros a Fundação Volkswagen, a Confederação Nacional da Indústria e SESI Nacional, SEBRAE SP, Governo do Estado de São Paulo: Secretaria da Educação, FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Secretaria da Cultura e apoio nacional do CIEE ( Centro de Integração Empresa-Escola) CONSED (Conselho Nacional de secretários da educação, Fundação Cásper Libero e Grupo de Cidadania Empresarial.

Premiação 2012

A sala São Paulo foi palco para a cerimônia de premiação do Construindo a Nação 2012. Realizada no ultimo mês de marco, o evento premiou oficialmente os melhores projetos de cidadania do ano de 2012. Cada uma das seis categorias (Ensino Infantil, Ensino médio, Ensino Técnico, Ensino Fundamental, EJA, Iniciativas Publicas e Privadas) destacou 1° 2° e 3° lugar.

Inscrições

Toda e qualquer escola legalmente constituída dentro das modalidades ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino técnico, poderá participar desta premiação. As escolas, através de sua direção, deverão inscrever projetos de cidadania, desenvolvidos no ano de 2012 e/ou 2013 que, até o mês de outubro, já propiciem condições de avaliação de resultados mesmo que parciais. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas pelo site www.institutocidadania.org.br ou construindo@institutocidadania.org.br, até 07 de setembro de 2013.

Premiação 2013

Todas as etapas do “Construindo a Nação” se desenrolam ao longo de um ano inteiro, da inscrição dos projetos realizados, apuração de resultados e premiação, respaldados por critérios técnicos e pedagógicos. Em março de 2014, o Instituto da Cidadania Brasil realizará a premiação dos projetos de destaque inscritos durante o ano de 2013.

Sobre o Instituto da Cidadania Brasil

Entidade da sociedade civil de interesse publico, sem fins lucrativos, que atua com o objetivo de promover e desenvolver o conceito de cidadania através da educação junto à população brasileira.

Tendo como principio que a educação é o ponto de partida para se desenvolver uma Nação mais justa e equilibrada, o Instituto da Cidadania Brasil tem uma atuação fortemente centrada em iniciativas educacionais dirigidas aos estudantes e ao publico empresarial. Desde sua fundação, em outubro de 1998, já realizou diversos projetos em parceria com a iniciativa publica e privada, visando estimular e promover o debate e o exercício da cidadania no País.

Missão

Formado por brasileiros, de diversas profissões, que querem oferecer uma contribuição pessoal e profissional para o País, nossa missão e de nossos colaboradores é valorizar e desenvolver a cidadania no Brasil, defendendo direitos e obrigações aplicadas no seu dia a dia da sociedade.

Acreditamos que para a construção de um Brasil melhor, é preciso que a sociedade comece a agir. E o melhor caminho para a mudança é a educação. Para nós, desenvolver a educação é permitir que todos os brasileiros tenham acesso a ela; é garantir os direitos dos idosos; difundir a informação por todos os modos e meios e fazer com que a lei seja de fato o instrumento de justiça.

É ter um Estado de Direito a serviço dos cidadãos, e autoridades públicas que cumpram suas funções de forma adequada, respeitando um regime democrático que permita que cada cidadão exerça a condição de cidadania em sua plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin