Google+

20 de set. de 2013

Dica de livros para o dia da árvore

Aqui vai a sugestão de leitura de três livros infantis que tem a árvore como temática. Boa pedida para comemorar o Dia da Árvore e ensinar aos pequenos o respeito pela natureza.

O Pinheirinho de Natal

Cercado por árvores altas e esplendorosas em meio à floresta, um pinheirinho passa o tempo todo sonhando em crescer e ser tão majestoso quanto suas companheiras. Ao saber que muitas delas eram derrubadas para virarem árvores de Natal, este passa a ser o seu maior desejo. Quando ele finalmente se realiza, o pinheirinho acaba aprendendo uma inesperada lição.

Sobre a adaptadora:
Tatiana Belinky é natural de Petrogrado, atual São Petersburgo (Rússia). Tatiana iniciou seus estudos primários na Letônia, mas, com a emigração da família, veio a terminá-los no Brasil. Trabalhou como criadora, adaptadora e tradutora de peças teatrais infantis, com produção e direção do marido, o psiquiatra e educador Júlio Gouveia. Entre 1952 e 1966, fez a primeira adaptação para televisão da série Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. É pioneira na produção e na difusão da arte para crianças brasileiras e uma das mais premiadas autoras do país. Possui diversos títulos publicados pela Editora Saraiva e pelos selos Caramelo e Formato.

Encontro Com Krajcberg

Frans Krajcberg é polonês, escultor, pintor, gravador e fotógrafo. Estudou engenharia e artes, perdeu toda a sua família em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, naturalizou-se brasileiro e, desde 1972, reside em Nova Viçosa, no litoral sul da Bahia. 

Em suas esculturas utiliza troncos e raízes. Sua obra é marcada pela pesquisa e utilização de elementos da natureza, em especial da floresta amazônica, em defesa do meio ambiente. 

Em 2003, foi inaugurado o Instituto Frans Krajcberg, em Curitiba, que recebeu a doação de mais de uma centena de obras do artista.

As autoras:
Cecília Aranha é Doutora em Ciências da Educação, pela Universidade Pierre Mendès France, de Grenoble. Possui Licenciatura plena em Educação Artística e bacharelado em Comunicação Visual, pela FAAP. Realizou trabalho de assessoria pedagógica na formação contínua de professores em diversas escolas.

Rosane Acedo Vieira é Educadora formada em História e Arte. Assessora de arte em escolas. Coordenadora pedagógica e formadora de professores. Professora participante do programa Sala de Professor - TV Escola – MEC.


A Árvore de Tamoromu

Nesta obra a autora apresenta a todos a grande árvore, onde se encontrava grande quantidade e diversidade de alimentos: mandioca, amendoim, banana, milho, arroz, abóbora, cará, feijão, inhame, melancia... Na história de Ana Luísa, adivinha quem descobre essa árvore na floresta? A cutia. Os índios ficaram com inveja dela, que comia demais enquanto a tribo passava por alguns apertos. Eles descobriram o segredo da cutia e decidiram dar um fim na boa vida dela. Mas o que eles não esperavam é que o deus Tominikare ficaria muito bravo com isso e lançaria um castigo para a tribo.

O livro acompanha um CD de áudio com narração do enredo pela autora, enriquecida por trilha sonora.

Sobre a autora:
Ana Luísa Lacombe é atriz, contadora de histórias, produtora cultural e escritora. Desde 2002 vem interessando-se e pesquisando o trabalho de narração de histórias, associando-o ao teatro. Produziu três espetáculos e ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz em todas as montagens, além do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem de Melhor Atriz por Lendas da Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin