Google+

19 de set. de 2013

Limpeza do umbigo do bebê deve ser feita a cada troca de fraldas

Logo após o nascimento do bebê, uma das principais preocupações das mamães é a limpeza do coto umbilical, uma pequena parte do umbigo. Inicialmente a região tem um aspecto gelatinoso, esbranquiçado e mole, que com o tempo torna-se mais escuro e ressecado da ponta para a raiz.



De acordo com o pediatra do Hospital e Maternidade Brasil, Rogério Almeida, A higienização do coto deve ser feita, preferencialmente, a cada troca de fraldas.
“Recomenda-se a utilização de hastes flexíveis umedecidas em álcool 70% quando houver secreções ou discreta quantidade de sangue, passando pelo coto e a pele até total limpeza da região”.
O processo de limpeza é indolor devido não ter terminações nervosas na região. Em média, após sete dias do nascimento, ocorre a queda do umbigo e a assepsia deve ser mantida pelos próximos sete ou dez dias. Durante a cicatrização deve-se evitar enfaixar ou fazer curativos fechados na região, não usar outros medicamentos no local e nem seguir mitos populares, como colocar uma moeda, que pode trazer infecções.

Em caso de umbigo inflamado, como secreção esbranquiçada, vermelhidão, inchaço ou mau cheiro é necessário consultar um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin