Google+

15 de out. de 2013

Escoliose: De cada 10 adolescentes com o problema, 9 são meninas

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita formando uma curva em forma de “S”. Pode  ter várias causas, entre elas, as congênitas, degenerativas e as idiopáticas - quando não se identifica o motivo do desvio.


"Quando as causas são idiopáticas a escoliose pode aparecer já na infância ou adolescência. E nessa fase ela afeta as meninas em uma proporção de 9/1", explica o Dr. Rogério Vidal, ortopedista pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. 

Muitas vezes a observação do problema é feita pelo professor nas aulas de educação física, mas os pais devem ficar atentos e tão logo identifiquem o desvio devem encaminhar os filhos para o tratamento. As formas de tratamento são variadas e dependem do grau de desvio da coluna. Podem ir desde a observação do paciente até a cirurgia, nos casos mais graves.
"A escolha do tratamento mais adequado leva em consideração fatores como o tipo de escoliose, a faixa etária do paciente, a graduação do desvio e os sintomas apresentados", acrescenta o especialista. 
O tratamento cirúrgico é destinado aos casos de desvios severos ou quando existir alterações neurológicas que se caracterizam pela irradiação da dor para os membros inferiores, alteração de força e sensibilidade ou alteração no controle de esfíncteres (fezes e urina).
"Após o Raio x da coluna vertebral , a curva é mensurada e a partir daí  o tratamento é planejado. Quando as curvas apresentam medidas entre 20 a 40º o tratamento é feito com uso de colete na coluna vertebral. Acima disto está indicado o tratamento cirúrgico. O objetivo é impedir a progressão da curva, seja através do uso do colete , ou com a cirurgia”, conclui o Dr. Rogério.
Sobre o especialista:
Dr. Rogério Vidal de Lima é especialista em Coluna pelo Hospital das Clinicas – SP, membro da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Brasileir a de Patologias da Coluna e ainda da International Affiliate Membership of AAOS – American Academy of Orthopaedic Surgeons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin