Google+

17 de out de 2013

Passo a passo: massinha de modelar caseira feita com óleos essenciais puros

Quem nunca brincou de massinha de modelar não sabe o que é ser uma criança feliz. Modelar bichos, casas, nuvens, seres extraordinários, flores e pessoas, criando as próprias histórias, é uma das atividades mais prazerosas da infância. Em geral, as massinhas de modelar são industrializadas e, muitas vezes, não têm um aroma muito agradável. Entretanto, é possível deixá-las com um aroma muito bom e que faz bem à saúde física e emocional.

 “Se você utilizar Óleos Essenciais puros nas massinhas caseiras, pode fazer com que as crianças, durante a brincadeira, inalem saúde, literalmente”, ensina Sâmia Maluf, que utilizou a técnica com seus filhos e, hoje, o faz com seus netos.

A receita da massinha de modelar de Sâmia é bem simples e utiliza ingredientes que todos têm em casa. O diferencial é o uso dos Óleos Essenciais puros de sua própria marca, a By Samia Aromaterapia. “Privilegio os óleos que fazem bem às crianças, que são os de Lavanda e Eucalipto Glóbulos, que também têm preço acessível”, diz. Sâmia explica o benefício de cada Óleo Essencial utilizado nas massinhas:

Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos – Além de ter um aroma delicioso e refrescante, o Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos é um excelente estimulante do sistema respiratório e do cérebro. Esse poderoso óleo, quando inalado, traz bem-estar respiratório e alivia o cansaço, sendo analgésico. Atua na depressão, trazendo conforto.

Óleo Essencial de Lavanda – É considerado um ‘coringa’ dentro da Aromaterapia. O Óleo Essencial de Lavanda é simplesmente o óleo que tem mais benefícios conhecidos. Ele atua como calmante, ajuda a combater a insônia e os estados nervosos; é excelente para a pele; atua sobre a bronquite e tosses; entre outros inúmeros benefícios.

Material

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de sal marinho (ou de cozinha, se preferir)
3 colheres (sopa) de Óleo Vegetal By Samia Aromaterapia de Jojoba ou Semente de Uva (ou óleo de cozinha de sua preferência)
3 xícaras de água fervente
Corante de alimentos de cores variadas

Pondo a mão na massa...


  1. Misture a farinha e o sal em uma tigela.
  2. Ferva a água com o óleo e despeje sobre a farinha com o sal. Misturar bem com a ajuda de uma colher.
  3. Coloque a massa sobre a pia ou mesa e misture até que todos os ingredientes secos e úmidos estejam bem combinados. Amasse bem com as mãos até obter uma massa lisa. Abra-a com um rolo.
  4. Divida a massa conforme o número de ‘massinhas’ que você deseja obter e faça bolas bem lisas com ela.
  5. Pegue uma bola e espalhe-a um pouco com o rolo. Adicione gotas de Óleos Essenciais a cada corante (cerca de 10 gotas de corante) conforme a intensidade do aroma que você deseja. Nesta receita, por exemplo, caso você divida a massa em cinco bolas, pode usar entre 10 e 14 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto ou Lavanda em cada bola.  
Use sua criatividade para criar várias cores e usar os Óleos Essenciais sugeridos. Para guardar a massinha por até 60 dias, coloque-a num vidro.

Atenção: não estimule as crianças a comerem a massinha. Alguns Óleos Essenciais, apesar de serem puros, não devem ser ingeridos. E, além disso, elas podem confundir produtos industrializados, em outras ocasiões, e ingeri-los também.

Sobre Sâmia Maluf: Formada em Psicologia, mas foi na Aromaterapia e na Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos Óleos Essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações) que ela se tornou mais conhecida, já que realiza consultoria para empresas e spas em todo o Brasil e em outras localidades do mundo. Palestrante, Professora e Aromaterapeuta, Sâmia ministra cursos em todo o país, ensinando o uso dos Óleos Essenciais e Vegetais puros em benefício da saúde e da estética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin