Google+

20 de dez. de 2013

Como evitar a obesidade na infância

Segundo dados do IBGE, uma em cada três crianças está obesa. A alimentação, na maioria das vezes, é a principal culpada dos distúrbios.


“Nessa fase especial, a criança precisa de grandes cuidados na alimentação, pois é o momento de combater futuras doenças, como a anemia. O estímulo à ingestão de certos alimentos pode fazer com que ela mantenha esses hábitos saudáveis ao longo da vida”, comenta o médico Mohamad Barakat.

Para o recém-nascido o leite materno é o único indicado, conforme a criança cresce é aconselhável inserir aos poucos nutrientes na alimentação. “A partir dos seis meses de vida já é recomendada a introdução de alimentos complementares, como cereais, frutas e legumes – três vezes ao dia enquanto ainda houver o aleitamento, e cinco quando a criança já tiver desmamado”, diz o médico.

Segundo Barakat, os pais devem optar por uma alimentação colorida, que faça com que a criança opte por comer saudavelmente. “Estimule sempre o consumo diário de frutas, verduras e legumes. Evite açúcar, café, enlatados, frituras, salgadinhos, balas e outras guloseimas – quanto mais tarde seu filho tiver contato com esse tipo de alimento, melhor”.

A fase escolar também requer mais atenção dos pais. ”Sempre é válido lembrar que a escolinha é o ambiente mais agradável para ajudar seu filho a desenvolver hábitos saudáveis – procure sempre saber o cardápio da escola e como são preparadas as refeições”, finaliza Barakat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin