Google+

9 de abr. de 2014

Merenda escolar merece atenção - Dicas de nutricionista

De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças está acima do peso no país e um dos motivos é a falta de hábitos alimentares saudáveis. Pequenos com sobrepeso e obesidade tendem a permanecer desta maneira na idade adulta e são mais propensos a desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares. Com a volta às aulas, a merenda escolar passa a ser uma preocupação para os pais. Bolachas recheadas, sucos artificiais ou adoçados, salgadinhos de pacote, balas, pirulitos, gomas de mascar e frituras devem ser evitados. A nutricionista do Hospital Paulistano, Cíntia Marques Cardoso de Resende, dá algumas dicas de como equilibrar a alimentação dos pequenos durante o ano letivo.



“Os lanches precisam ser completos para manter a energia das crianças durante o período em que estão na escola, por isso o ideal é que tenham nutrientes energéticos, construtores e reguladores. Entre os energéticos há opções de cereais (trigo integral, aveia, canjica, fubá, etc.), massas (pães, bolos), raízes feculentas (batata, mandioca, mandioquinha), além de óleo e oleaginosas (gordura vegetal, coco, castanhas). Já os alimentos construtores são representados pelas proteínas como leite e derivados, carnes, ovos e soja, e os reguladores, compostos por frutas, legumes e verduras, ricos em vitaminas e minerais”, afirma a especialista.

Sucos e vitaminas de frutas preparados em casa são opções de alimentos reguladores, mas precisam de cuidados na embalagem, pois, especialmente os que apresentam vitamina C, sofrem oxidação em contato com luz, calor e oxigênio, perdendo a eficiência. A reação química pode ser evitada utilizando-se garrafas escuras e bem vedadas, ou preenchendo-se no mínimo 90% do espaço, de forma que a exposição ao oxigênio seja reduzida. Uma alternativa saudável aos sucos caseiros são os industrializados, mas somente aqueles que apresentam 50% de polpa de fruta ou os que são à base de soja.


Para preservar as propriedades nutritivas, é preciso estar atento ao armazenamento da merenda. “Lanches preparados com queijo, presunto e outros frios ou iogurtes precisam de refrigeração, por isso é recomendável que sejam levados em lancheira térmica. Os utensílios onde a comida é colocada também merecem atenção. Rachaduras provocam o acúmulo de resíduos e possibilitam a contaminação dos alimentos. Se houver alguma trinca em potes ou garrafinhas, é hora de trocá-los”, alerta Cintia.

Variar o lanche das crianças é uma forma de fazer com que elas tenham uma boa aceitação aos preparos caseiros. Abaixo, estão listadas algumas sugestões de merenda escolar, com receitas que podem ser preparadas em casa, elaboradas pela nutricionista Cíntia Marques Cardoso de Resende.

Lanches infantis
Opção 1
Uma bisnaguinha integral com patê de cenoura
Uma caixinha de suco de soja de maçã (200ml)
Uma banana
Opção 2
Pão de forma light com geleia de morango
Suco de laranja (200 ml)
Uma pera
Opção 3
Bolo de coco simples
Uma caixinha de achocolatado (200 ml)
Uma porção de uva
Opção 4
Barra de cereais
Uma caixinha de suco de soja com sabor de fruta (200 ml)
Uma goiaba
Opção 5
Um copo de iogurte natural
Um potinho com granola ou cereal para misturar com o iogurte Uma fruta

Receita 1 – Bolo simples de coco
Ingredientes:
3 ovos
1/2 xícara de leite
1 vidro (200ml) de leite de coco
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque a massa em uma forma antiaderente e leve para assar por aproximadamente 40 minutos.


Receita 2 – Torta Salgada
Ingredientes massa:
10 colheres de sopa de farinha de trigo
2 ovos
3/4 xicara de leite
1 pote de iogurte natural (pode ser desnatado)
1 colher de sopa rasa de fermento em pó químico
Sal e orégano a gosto

Ingredientes recheio:
2 tomates médios picados
1 cebola média picada
1 lata de ervilhas
1 lata de milho
1 peito de frango pequeno, cozido e desfiado; ou  1 lata de sardinha, escorrida, limpa e picada; ou  1 lata de atum escorrido
Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes do recheio em um recipiente e reserve. Misture os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea. Coloque a massa em uma forma antiaderente, acrescente o recheio e leve para assar por aproximadamente 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin