Google+

16 de jul. de 2014

10 mandamentos para a volta às aulas

As férias estão chegando ao fim e em breve as crianças voltarão à rotina. A volta as aulas pode ser um período difícil e estressante se os pais não se prepararem e preparem os pequenos ao poucos. Durante as férias muitas regras são quebradas principalmente as que se relacionam com horários rígidos e compromissos.
“O retorno às aulas é um momento que precisa de atenção. Pais e alunos podem aproveitar o fim dos dias em casa e já iniciar a volta à rotina, pois alterá-la de uma hora para outra é mais difícil”, alerta a educadora Neda Lian.
Educadores do Grupo A, selecionaram dez precisosa dicas para facilitar a volta as aulas.


10 mandamentos para a volta às aulas

1. Antecipar o despertador

Acordar mais tarde nas férias é preferência da maioria dos estudantes. Mas para que o corpo já comece a se acostumar novamente com o horário das aulas o ideal é colocar o despertador para tocar já no final de semana anterior à volta ao colégio. Assim, evita-se o sono excessivo nos primeiros dias na escola. O relógio biológico começa a se acostumar. Dormir um pouco mais cedo também é uma boa pedida.

2. Organizar o material

Não deixar para preparar a mochila minutos antes de ir para a escola. O material que será usado neste semestre deverá ser arrumado com antecedência, para evitar atrasos e não deixar livros ou cadernos importantes de fora. Aproveitar para checar se os itens estão em boas condições ou se precisam de reposição.

3. Atenção ao uniforme

O uniforme merece a mesma atenção que o material escolar. Não deixar para a última hora e conferir se as roupas estão limpas e passadas ou se precisam de ajustes. Como os estudantes estão em fase de crescimento, as roupas podem não servir mais de um semestre para o outro.

4.  Escolher a mochila certa 

Evitar o excesso de peso. Nada de levar à sala de aula produtos que não serão usados. Mochilas muito pesadas podem gerar problemas de coluna e dores nas costas. Aquelas com rodinhas podem facilitar o transporte do material, mas ocupam maior espaço dentro da sala de aula. Verificar se o espaço comporta esse tipo de mochila.

5. Alimentar-se bem

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois é o momento em que o corpo mais precisa de nutrientes após longo jejum. Sendo assim, as crianças e adolescentes devem tomar um café reforçado, mesmo se o sono pedir mais tempo de cama, com alimentos saudáveis que contribuem para melhorar a concentração em sala de aula. Levar uma fruta para o lanche também é recomendado.

6.      Criar metas para o semestre

As notas estão ruins em matemática? Então é necessário propor ações para melhorar o desempenho na disciplina. Vale dedicar mais tempo à matéria, procurar exercícios diferentes e estimulantes na internet ou baixar aplicativos que auxiliem a fixação do conteúdo.

7.   Relembrar o material do primeiro semestre

Ninguém gosta de estudar nas férias, mas é importante, pelo menos neste fim de período em casa, fazer uma breve revisão do conteúdo para ver se ele ficou claro para os estudantes ou se existem tópicos que geram maior dificuldade. Assim, o aluno pode conversar com o professor, logo no começo das aulas e não se atrasar na matéria.

8.   Sair mais cedo de casa

O trânsito é um fator que pode atrapalhar o rendimento dos alunos na escola. Com muitas escolas voltando ao trabalho ao mesmo tempo é preciso atenção, organizando a rotina para que haja tempo suficiente para o trajeto até a escola.

9.   Trocar experiências

Não é porque as aulas voltaram que os estudantes devem esquecer o que aconteceu nas férias. Trocar as experiências com colegas é uma forma de compartilhar conhecimento. Os professores também podem ajudar neste retorno.

10.    Confraternizar

Tem aluno que não gosta de voltar a estudar, mas a maioria adora. O primeiro dia de aula é muito bacana, pois neste momento é possível rever depois de longo tempo os amigos e professores. Aproveitar o dia é essencial! Se o estudante começar em uma escola nova, deve chegar mais cedo para encontrar a sala, ser apresentado e conversar com os colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin