Google+

10 de dez. de 2014

Projeto Bichos de Jardim

Observar, comparar e classificar os animais que vivem e que visitam o jardim. Este é o desafio dos alunos da educação infantil na faixa de 3 anos da Escola Santi, curiosas em descobrir os animais que ficam escondidos entre as folhas, sobre ou embaixo da terra.

É de pequeno que se formam os futuros cientistas. Para estimular o espírito investigativo e a reflexão, a Escola Santi criou o projeto Bichos de Jardim, desenvolvido com as crianças na faixa de 3 anos. A atividade visa desenvolver procedimentos como a observação científica e possibilitar a comparação e classificação dos animais que vivem ou visitam os jardins.

No início deste estudo, as crianças contam o que já sabem sobre os pequenos animais e levantam questões a serem respondidas ao longo do projeto. De acordo com a professora Vivian Cristina Gouvea, há uma preparação ainda na sala de aula.
“Fazemos um levantamento prévio sobre o que as crianças acham que existe em um jardim e tudo é anotado em uma lista”, relata. “Num primeiro momento, surgem animais como leões, tigres, vacas e macacos. Com o andamento do projeto, elas vão se dando conta do que realmente vive naquele ambiente.” 
Imagem: divulgação

Projeto Bichos de Jardim

São realizadas quatro visitas ao jardim, quando encontram minhocas, formigas e outros pequenos insetos. Com o auxílio de lupas palitos, os estudantes fazem o reconhecimento das semelhanças e diferenças entre os bichos e suas principais características.
“Escolhemos de três a quatro bichos do insetário para estudar. Classificamos por antenas, asas, números de patas, casco duro ou mole.”
Segundo a professora, os alunos se mostram bem interessados em saber o que tem em um jardim. “Além disso, ficam à procura de bichos em outros momentos que não seja do projeto. São bem participativos.”

As crianças do infantil até 3 anos ainda capturam os bichos em casa com armadilhas criadas pelo 7º ano nas aulas de ciências, com as devidas instruções. Cada um leva a sua para casa e traz para que o 7º ano organize um mostruário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin