Google+

3 de fev de 2015

Menina de 9 anos blogueira fitness. Pode isso?

Ontem quando meu marido veio com a notícia que estava bombando na internet, sobre a menina de 9 anos blogueira fitness, pediu minha opinião e disse que eu deveria escrever sobre o assunto. Conversamos, ponderei e deixei pra lá, hoje depois de algumas pessoas me perguntarem e ter virado pauta do Jornal Hoje, relutante decidi escrever.

O primeiro passo foi investigar quem é a menina de 9 anos blogueira fitness e descobrir o que ela estava fazendo. Trata-se de Anna Clara Mansur, que tem um perfil no Instagram, com a bio “primeira blogueira fitness infantil”, onde publica as fotos dos seus treinos, sua alimentação, suas roupas de ginástica, nos moldes das dezenas de outras blogueira fitness que existem por aí. No momento em que escrevo aqui o perfil de Anna Clara está fechado, então precisei procurar em sites que haviam feito publicações sobre ela.

Menina de 9 anos blogueira fitness. Isso pode?

Bem vamos por partes, como Jack… as críticas vem de todos os lados. Versam sobre os exercícios que a menina faz, a exposição na internet, o interesse comercial do pais e por aí vai.

Sobre os exercícios
Sim, pode fazer, sem problema! Embora eu não conheça o treino que a menina faz, vi algumas fotos e não existe nada de prejudicial no que foi mostrado. O pai da menina é Profissional de Educação Física, Personal Trainer e declarou que ela faz um treino funcional, adaptado para a idade dela, duas vezes por semana. A mãe, disse que Anna Clara faz exercícios desde os dois anos, já fez ballet e natação, que optou por esse tipo de atividade por conta própria e que em sua casa todos tem uma vida ativa e alimentação saudável.

Dois pontos, nesse tópico, que poderiam ser questionados


  1. O ambiente não é projetado para crianças: podem acontecer acidentes com os equipamentos (acontecem com adultos, imagina com crianças!), além disso existe uma aura de culto ao corpo perfeito, nas academias, que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da criança.
  2.  A atividade é feita sozinha: na idade dela o ideal é que houvessem outras crianças se exercitando junto.

Algumas críticas chegaram a sugerir que ela deveria estar jogando video game ou brincado de boneca, e que com 9 anos dizer que macarrão integral com carne moída é gostoso, é um absurdo. É bem provavel que a menina também faça essas e outras atividades condizentes com sua idade, mas daí a achar que fazer exercícios e ter uma alimentação saudável não é coisa para criança, isso sim é absurdo! Com o enorme problema que vivemos em relação a obesidade e particularmente à obesidade infantil, quisera eu que todas as crianças pudessem ter uma vida saudável e ativa como a de Anna Clara.

Para dimensionar o problemaNa faixa etária de Anna Clara 47,6% das crianças, segundo o IBGE, estão acima do peso. Culpa do sedentarismo e da má alimentação, reforçado pela péssima qualidade da Educação Física Escolar e pelo comportamento dos pais.

Sobre o título blogueira fitness
Minha única crítica seria em relação à postura dos pais. De cara já dão um mal exemplo criando o perfil de uma menina de 9 anos em uma rede social cuja idade mínima é 13. Eu conheço outras crianças (algumas bem próximas) com perfis em redes sociais, mas não sou a favor. Alguns podem achar bobagem, mas se existe uma idade mínima deve haver um motivo, além disso  a formação docaráter começa nos pequenos exemplos.

Em relação à exploração dos pais em cima da imagem da menina de 9 anos blogueira fitness, não é maior do que a dos pais que levam seus filhos para agência de modelo em busca de uma carreira, ou que os submetem a testes para peças e novelas ou ainda que colocam os filhos em concursos desde cedo. Fica claro em algumas publicações que não é coisa de criança, tem a mão dos pais por trás, mas isso é problema deles. A menina pode ser prejudicada com tanta exposição? Sim, pode, tanto quanto as crianças dos outros exemplos, só mudou a mídia. Sinal dos tempos…

Muita gritaria para tão pouco
Esse foi o motivo para que inicialmente eu não me manifestasse sobre a menina de 9 anos blogueira fitness. Além de tudo que coloquei acima e voltando ao exercício deixo a pergunta. Você já viu como é a rotina de treinamento de uma criança atleta? Então dê uma pesquisada, sugiro a ginástica olímpica, onde as crianças começam bem cedo e depois de observar vai entender  porque foi muita gritaria para tão pouco.

Em tempo: os pais conseguiram o que queriam! ;)

Este post foi inicialmente publicado no Portal Fique Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin