Google+

8 de jan. de 2016

Corridas e revezamentos: parte IV - Corrida de Três Pernas

Um clássico das brincadeiras de correr na corrida de três pernas, as pernas dos parceiros são amarradas o que obriga a coordenarem a corrida, tornando a brincadeira divertida e desafiadora. Além de ser uma ótima oportunidade de trabalhar a habilidade motora básica de locomoção é excelente como desafio de trabalho em equipe.

Corrida de Três Pernas

Idade: 6 a 14 anos

Objetivo: Trabalhar a capacidade de se locomover em dupla, coordenando a passada com o companheiro.

Material: Corda ou bandana

Jogando...

Marque duas linhas, uma para saída e outra para chegada com distância de 9m a 15m uma da outra. Se a atividade for feita em uma quadra, pode-se aproveitar as linhas existentes. Nessa brincadeira é possível fazer corrida simples ou revezamento, vamos explicar as duas formas.

Para preparar, separe as crianças em duplas com altura aproximadamente igual. Amarre a perna direita de uma criança na esquerda da outra, lado a lado. Use a corda ou a bandana, mas não aperte muito!

Corrida de três pernas simples

Participantes ficam na linha de largada, lado a lado, e a duplas com os braço passado sobre o ombro do companheiro, para facilitar. Ao sinal correm na direção da linha de chegada. O desafio é coordenar as passadas, já que as pernas do meio estarão amarradas e deverão se movimentar juntas.

Se caírem, precisam arrumar uma forma de ficar de pé, sem soltar as pernas. E então continuar.

Ganha quem chegar primeiro, na linha de chegada.

Corrida de três pernas revezamento

É basicamente igual à anterior, a diferença é que as duplas ficarão divididas em duas equipes, que se posicionarão atrás da linha de largada.

Cada dupla deve ir até a linha oposta e retornar ao ponto de saída, tocando na dupla seguinte e assim sucessivamente. Ganha a equipe que terminar primeiro.

Para deixar a brincadeira mais complexa uma das crianças pode estar de costas. Mas cuidado, use esse recurso apenas se entender que as crianças são maduras o suficiente para se locomover assim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin